SAÚDE OCULAR 29/05/2016

Os olhos precisam de cuidado diante dos estímulos da era digital

A gradativa dependência de aparelhos eletrônicos no dia-a-dia levanta preocupação sobre a saúde dos olhos. Deveríamos ter um limite em frente às telas? Há como evitar a fadiga visual?
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19006, 'email': 'luanasevero@opovo.com.br', 'nome': 'Luana Severo'})
Luana Severo luanasevero@opovo.com.br
FCO FONTENELE


8h20min. Um “bip” sinaliza a chegada de mensagem no WhatsApp. Espremidas na tela do celular, as pequenas letras eram esperadas há dias e a concentração do rapaz para responder que pode comparecer à entrevista de emprego é tanta que ele nem sequer pisca. 13h20min. De volta do almoço para o escritório, a mulher senta-se frente ao computador, esfrega os olhos com as costas das mãos e abre a planilha que precisa preencher de números até o fim do dia. 00h57min. A dupla de irmãos não consegue se desprender dos consoles do videogame. Seus soldados estão com munição baixa e as tropas inimigas aproximam-se para atacar.


 

No compasso do avanço tecnológico, submetemos nossa visão a experiências que exigem esforços específicos dos olhos e da musculatura que os sustenta. É por isso que, diante da dependência cada vez mais evidente de instrumentos como celulares, tablets, computadores, notebooks e videogames, é sentida a necessidade de atentar para a maneira correta de utilizar esses dispositivos e de evitar a exposição ininterrupta a eles.


A Internet se apresenta como a principal responsável pelo uso acentuado dos eletrônicos. Edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), publicada em 2014, mostrou que, do total de domicílios cearenses, 36,5% utilizavam Internet por celular ou tablet. O mesmo estudo calculou que 69,4% das pessoas acima dez anos de idade, residentes no Estado, possuíam celular.


Cuidado

Distância adequada, posição correta, equilíbrio de luminosidade e de contraste. Da mesma forma que a tecnologia oferece formas de ampliar a teia da conectividade, ela também precisa dispor de ferramentas que ofereçam conforto ao usuário, principalmente se o ofício dele exigir concentração diante das telas.

 

“É muito difícil evitar que as pessoas usem demasiadamente esses dispositivos porque tudo o que você faz hoje precisa deles, seja no trabalho ou na vida social”, justifica o médico oftalmologista do Hospital de Olhos Leiria de Andrade e presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia, Newton Andrade. Mas, de acordo com ele, os dispositivos mais geram sintomas do que patologias. “Uma grande queixa é o desconforto, que a gente chama de astenopia”, exemplifica.


Mesmo que não gere novas doenças, o mau uso dos aparelhos pode trazer consequências, principalmente, para a musculatura dos olhos. “A gente recomenda que todo mundo passe pelo exame oftalmológico. É ele que vai encontrar algum defeito óptico”, recomenda o membro titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e professor de Oftalmologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Osvaldo Travassos.


Como consequência do hábito errado, Travassos cita: dor de cabeça, mal-estar, tontura, vermelhidão e ardência dos olhos, além de lacrimejamento. Dicas para evitar esses sintomas você encontra nas próximas páginas.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>