“Nos próximos dias estarei tirando uma licença do governo. Vou me dedicar exclusivamente à campanha para eleição do candidato Camilo”, declarou o governador Cid Gomes (Pros), na manhã de ontem, 22, durante a entrega de viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros.
Apesar do anúncio de seu afastamento, a Chefia do Gabinete do Governador informou que não foi definido ainda quando e por quanto tempo durará essa licença.
A 15 dias do primeiro turno das eleições, o chefe do executivo estadual irá a campo em campanha pró-Camilo depois que os dados da última pesquisa O POVO/Datafolha, mostraram que o petista, apoiado por Cid, subiu três pontos, mas permanece atrás de Eunício Oliveira.
Apesar da diferença entre Camilo e Eunício ter caído para sete pontos, o peemedebista venceria a disputa no primeiro turno, ao levar em consideração os votos válidos (51%). Contudo, com a margem de erro de três pontos percentuais, a possibilidade de um segundo turno entre os dois candidatos não é descartada.
Sucessão
O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, deve substituir Cid, pois o Estado não tem um vice, desde a saída de Domingos Filho -agora conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Mesmo na ausência do vice-Governador, o atual presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, também não poderá assumir a vacância, pois ele disputa uma reeleição ao cargo de deputado estadual.
Segundo a assessoria do TJCE, o desembargador Luiz Brígido ainda não recebeu nenhum comunicado oficial por parte do Palácio da Abolição até o início da noite de ontem.
Repercussão
Para o candidato Ailton Lopes (Psol), o afastamento de Cid, do ponto de vista político é correto, mas ele questiona a decisão no âmbito administrativo.
“O Estado perde, pois algumas decisões só ele decidiria. O afastamento dele é um justificativo que ele está mais interessado com a política partidária do que as políticas dos cidadãos.”, criticou Ailton.
De acordo com a candidata do PSB, Eliane Novais, a saída de Cid só agora é ‘ridícula’. “Ele já deveria ter tirado há mais tempo pelo fato de ele já estar na rua. Ciro também deveria se afastar, ele não trabalha”.
Procuradas, as assessorias de Eunício Oliveira e Camilo Santana disseram que não comentarão o licenciamento de Cid até que ele seja oficializado.
SERVIÇO
Palácio da Abolição
Onde: Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, FortalezaTelefone: (85) 3466.4000
Mais informações:
Saiba mais
Esta não é a primeira vez que Cid licencia-se do executivo para dedicar-se à caçada por votos. Em 2012, a seis dias do primeiro turno, o Governador também se afastou do governo para para apoiar o seu candidato à Prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Desde o dia 20 de agosto, o Estado do Ceará não dispõe um Vice-Governador. Depois de três anos e oito meses ao lado de Cid Gomes, Domingos Filho deixou a vice-governadoria para assumir uma vaga de conselheiro do TCM, seguindo uma indicação da Assembleia Legislativa do Ceará.
Segundo pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada no domingo, 21, o petista Camilo Santana tem 34% das intensões de voto, e permanece atrás de Eunício Oliveira (PMDB), que conta com 41%. Num possível segundo turno, Eunício tem 45%, enquanto Camilo dispõe de 37% das intensões de voto
Sobre Petrobras, Cid voltou a dizer que que solicitou ao diretor–geral da PF, ao procurador-geral de Justiça e ao presidente do STF, a quebra de sigilo no processo, caso tivesse sido, de fato, citado no inquérito. Ele ainda disse ter conversado pessoalmente com o presidente do STJ.
Entretanto, Cid obteve como resposta a informação de que nenhum dado sobre o caso deve ser revelada, já que tudo corre em segredo de Justiça.
Durante a entrevista, quando Cid foi questionado sobre a Petrobrás, um dos assessores do governador pediu que os repórteres encerrassem as perguntas. Mas foi contido pelo próprio Cid. “Pode deixar”, disse ele. Depois, a situação se repetiu e o governador foi mais enérgico. “Bora, rapaz! Deixa, rapaz!”, ordenou ele, que se defendeu das acusações.
Veja também
Nota da Redação Luizianne diz que Cid agiu como "coronel" "Me abateu", diz Cid sobre denúncias Assembleia vota semana que vem licenças que Cid tirou mês passado Deputado Zezinho Albuquerque assume Governo do Estado do Ceará Polêmicas envolvendo Cid e Ciro Gomes geram discussão entre deputados Cid Gomes responde críticas de Eunício Oliveira sobre "cemitério de Hilux"Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016