CUIDADOS 21/02/2018 - 07h00

Afinal, espinhas são ou não sinais de problema de saúde?

Não raramente, conteúdos na internet mostram que a acne, muitas vezes, indica patologias. Conversamos com especialistas sobre o assunto e listamos ações necessárias para evitá-la. Confira
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Foto: Shutterstock/Lyashenko Egor
Estresse e má higienização são motivos para o surgimento de acne

Sofrer com a presença de acne é algo comum entre as pessoas - o problema chega a atingir até 90% dos jovens. Para entender melhor o motivo das indesejadas, muitos pesquisam por si só conteúdos na internet e encontram explicações inusitadas, como, por exemplo, que espinhas podem indicar problemas mais sérios de saúde.

Para esclarecer o assunto, as Revistas O POVO foram em busca de especialistas na área para desmitificar esse conceito. De acordo com o endocrinologista Glauber Rocha, não existe comprovação científica de que espinhas podem indicar algum problema de saúde. "A acne geralmente é um problema hormonal. Pode aparecer em qualquer lugar do corpo, porém, geralmente, os lugares mais comuns são rosto e tórax", afirma.

O dermatologista Luís Henrique Santiago, assim como Glauber, diz que não há nada que comprove que espinhas indiquem problemas graves de saúde. O médico esclarece que elas tendem a surgir nas partes mais quentes e oleosas do corpo. "Elas surgem mais no rosto, quadril e costas, pois são lugares em que geralmente mais suamos", pondera. Luís Henrique também esclarece que o surgimento da acne começa quando é iniciada a fase adulta, pois é momento em que o suor passa a conter oleosidade.  

Outros motivos que levam ao surgimento
Segundo especialistas, além da alteração hormonal, estresse, falta de higienização e até mesmo genética são responsáveis pela aparição de acne. "Quando uma pessoa está tensa e preocupada, ela tende a suar mais e isso faz com que as espinhas comecem a surgir", pontua o dermatologista. O médico alerta que o uso excessivo de maquiagem e a falta de higienização correta fazem com que os folículos pilossebáceos fiquem obstruídos, o que contribui para o surgimento delas.

O endocrinologista Glauber Rocha pontua que uso de medicamento, como corticoide, também pode ocasionar o problema e que, quando as espinhas são muito disseminadas, precisa-se procurar um especialista. "As espinhas disseminadas podem também acontecer quando o motivo é apenas hormonal. Por isso, é necessário buscar um profissional para o melhor tratamento", enfatiza.

Cuidados com a pele
Para aqueles que têm tendência de possuir o problema, adotar alguns cuidados diários é fundamental. Veja alguns deles.

1.Possuir uma alimentação regrada, evitando o consumo de frituras e produtos industrializados
2.Lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com sabonete apropriado
3.Retirar totalmente a maquiagem antes de dormir
4.Usar produtos adequados para a pele, como protetor solar e maquiagens não oleosas
 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS