BEM-ESTAR 23/03/2018 - 07h00

Conheça mais sobre os benefícios da yoga e veja como iniciá-la

Prática indiana que busca integrar o corpo, a mente e o espírito, a yoga é um exercício que ajuda a melhorar o condicionamento físico e a aliviar sintomas físicos e psicológicos. Confira modalidades e dicas para quem deseja começar
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A prática auxilia no bem-estar físico e mental

Flexibilidade, alongamento, condicionamento físico e melhora no bem-estar físico e emocional. Estes são alguns dos benefícios alcançados com a yoga, prática milenar indiana que busca integrar o corpo, a mente e o espírito. O exercício trabalha, principalmente, técnicas de respiração — os chamadas pranayamas — e as posturas, conhecidas como asanas.


É por meio das posturas que a yoga trabalha a parte física, ajuda a emagrecer e definir o corpo e auxilia no equilíbrio e no alongamento dos músculos. Com as técnicas de respiração, ela colabora com a oxigenação do cérebro e das células e com a concentração e no bem-estar da mente.


"Em todas as práticas, temos a parte física e a respiratória, em que trabalhamos a consciência respiratória, o foco no modo como você respira. Se você está mais deprimido, apático, preguiçoso, direcionamos para respirações que energizam mais. Se for o contrário - a pessoa estiver muito ansiosa, estressada -, direcionamos tipos de respiração para acalmar. Isto tudo vai repercutir no emocional e no espiritual", explica Suyanne Moreira, professora de hatha yoga do Espaço Clara Luz.


Para quem quer iniciar a prática, é preciso saber que existem diferentes modalidades de yoga, como a hatha yoga, ashtanga yoga e kundalini yoga, por exemplo. Suyanne explica que qualquer pessoa pode fazer yoga e que a escolha da modalidade acontece conforme o objetivo que leva o aluno a iniciar a prática. "Às vezes, a pessoa vem porque está com algum problema físico, de postura, uma dor na lombar. Então, direcionamos para uma modalidade que trabalha, por exemplo, o alinhamento físico do corpo. Se o aluno vem porque está com um estresse muito grande, um nível de ansiedade muito alto, indicamos um tipo de prática que trabalhe mais o relaxamento e a respiração", afirma.


A professora pontua, ainda, que as diversas modalidades têm a mesma finalidade: de integrar o corpo, a respiração, a mente e o emocional. "Dependendo do nível do aluno, direcionamos para uma determinada modalidade ou para o tipo da prática do professor, porque, dentro de uma modalidade, existem diferentes tipos de aula: uma mais forte, uma mais leve, uma mais voltada para quem é mais comprometido fisicamente", explica.


Ficou interessado ou interessada pela yoga? Veja sete dicas de Thais Dalla Zanna, professora do Namu Cursos, plataforma de cursos online voltados para a vida equilibrada, para quem deseja iniciar na prática.


1. Crie um ritual: estabeleça um horário para se dedicar aos exercícios e introduza na sua rotina. O importante nesse início é a constância na prática para que ela faça parte do seu dia a dia.


2. Use roupas confortáveis que permitam a livre movimentação do corpo.


3. Evite alimentar-se antes da prática. O ideal é realizar os exercícios com o estômago vazio para evitar refluxo e mal-estar. Caso esteja sem energia, tome um suco de frutas ou uma colher de mel pelo menos 30 minutos antes.


4. Providencie um mat - o famoso tapetinho de yoga. Ele deve ser antiderrapante e ter aderência ao seu corpo.


5. Faça um momento de meditação para entrar em concentração plena na hora da prática.


6. Respeite seus limites. Inicie com asanas mais simples e vá gradualmente aumentando a complexidade dos exercícios. A evolução na prática requer tempo e dedicação.


7. Busque orientação de profissionais especializados. É muito importante adquirir conhecimento e experiência para ter segurança na prática.

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