costumes saudáveis 03/09/2018 - 07h00

Aprenda a fazer duas receitas de hambúrgueres veganos

Não é necessário utilizar sempre carne para fazer um hambúrguer gostoso. No veganismo, há diversos ingredientes que podem resultar em um lanche de encher os olhos
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Foto: Camila de Almeida
Grão de bico, carne de caju, carne de soja e, até mesmo, feijão, são algumas das opções que podem resultar em boas receitas veganas

Em geral, todos querem degustar uma comida apetitosa. No veganismo — alimentação que restringe qualquer produto de origem animal — também é possível encontrar receitas que, além de saudáveis, dão água na boca. Embora a dieta vegana esteja a cada dia popularizando-se no Brasil, ainda é comum encontrar quem acredite que o estilo alimentar resume-se apenas a saladas e grãos.  
 
Para a chef Bia Leitão, o princípio básico para uma pessoa ser vegana é ela se interessar em aprender a cozinha. "Não é uma coisa simples. É importante se interessar pelo sabor, tentar explorar ao máximo os temperos", pontua. De acordo com a profissional, investir no tempero é algo essencial, pois a carne é um alimento que, por exemplo, só tem sabor graças aos ingredientes que são colocados nela. 

Grão de bico, carne de caju, carne de soja e, até mesmo, feijão são algumas das opções que podem resultar em boas receitas veganas, explica Bia. "Hoje, temos diversas opções, como fumaça em pó, que dá uma defumada nas comidas. Também temos uma infinidade de cogumelos, possibilidade de fazer moqueca de banana, de cajú", pondera. Bia ressalta que é importante ser curioso com os alimentos, para não consumir sempre os mesmo carboidratos. 

Seja para reunir os amigos ou para servir a criançada, o hambúrguer é um lanche que, geralmente, sempre agrada a todos. Para fazer o lanche, não é necessário utilizar a carne. A chef ensina duas receitas de hambúrgueres veganos. Pegue o papel e a caneta para anotar as sugestões. 
 
1. American veg burguer ao molho barbecue e cebola caramelizada  

Ingredientes 
Burger
400g de batata inglesa
100g de soja texturizada
50g cebola
10g de alho
40g Panko (ou o suficiente para dar a liga)
30g de aveia
50ml de shoyu
Sal e pimenta do reino

Barbecue
200ml de shoyu
100ml de água
250g de açúcar demerara
50ml de vinagre
10ml de amido de milho
Fumaça em pó q.b. (pesar)
Cebola caramelizada
800g de cebola
100ml de óleo
150g de açúcar
200ml de shoyu

Finalização
Pães de hambúrguer
Folhas de alface
Tomate em rodelas

Preparo
Burger
Cozinhe a batata e hidrate a soja com agua quente e shoyu. Escorra as batatas e a soja. Seque a soja o máximo que puder. Em um processador, adicione todos os ingredientes: batata, soja, aveia, sal, cebola e alho. Triture tudo até obter uma pasta grossa. Em seguida, adicione farinha e modele os hambúrgueres. Eles inicialmente podem parecer moles, mas ao colocar na frigideira com óleo quente, vai dourar e ficar crocante.

Cebola caramelizada
Deixe a cebola lentamente no óleo com fogo baixo. Não deixe fritar, deixe amolecer aos poucos e dourar. Quando tiver bem dourada, adicione o açúcar e o shoyu.

Barbecue
Misture todos os ingredientes, exceto o amido e a cebolinha. Leve ao fogo e quando ferver engrosse com o amido. Finalize com a cebolinha.

Montagem
Coloque a cebola na parte debaixo do pão e por cima coloque o burger, o molho barbecue, o tomate e a alface e cubra com a tampa do pão.

2. Ansian Burger com maionese de abacate e raiz forte
Ingredientes
300g de feijão branco
50g cebola 
10g alho
Suco de 1 Limão 
¼ de coentro
Sal
100g de Panko
10g de bicarbonato de sódio

Maionese de abacate e raiz forte
1/2 abacate machucado 
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de raiz forte em pó (wasabi) (10g)
1 dente de alho ralado
100ml de azeite
Sal 

Finalização
Repolho roxo e branco
Cenoura
Gergelim preto
Pão 
 
Preparo
Burguer
Hidrate o feijão branco com água até amolecer. Em um processador, coloque o feijão e todos os ingredientes até obter uma massa meio granulada, mas não homogênea. Coloque a farinha de panko. Modele mesmo mole e coloque para fritar em imersão. O hambúrguer ficará crocante por fora e douradinho.

Maionese
Para a maionese machuque o abacate e misture com a raiz forte, o alho, o coentro picado e o sal. Aos poucos, adicione o azeite mexendo com o fouet para emulsionar. 

Montagem
Pique os repolhos e a cenoura bem finos. Coloque a maionese de abacate embaixo, cubra com o burguer, coloque mais um pouco de maionese, cubra com a salada, gergelim e mais um pouco de molho. Finalize com a tampa do pão.
 
 
 
*Cada receita rende quatro hambúrgueres 

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-11-16_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS