O POVO CARIRI 23/08/2018 - 08h00

Inspirado na navegação: conheça o restaurante Marujo Prime

Felipe Lustosa, 24 anos, já é destaque na gastronomia de Juazeiro do Norte. Após o sucesso do Marujo Burgueria Gourmet, agora ele investe no mercado de carnes nobres, com a chegada do restaurante Marujo Prime
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
Fotos: Camila de Almeida

Foi cedo que Felipe Lustosa, 24, entrou no mundo da culinária. Aos 14 anos, deu os primeiros passos ao lado dos pais, quando a família abriu uma padaria na cidade de Terra Nova, em Pernambuco, estado em que viveu boa parte da vida. Após aprender os princípios por conta própria e com a família, o jovem fez faculdade de gastronomia em Recife, para então abrir seu primeiro buffet. Com tempo e experiência, Felipe alcançou uma nova etapa na carreira, inaugurando o restaurante Marujo Prime, em dezembro, em Juazeiro do Norte. 

O nome vem da experiência adquirida por Lustosa durante o período em que foi chef de um navio. Familiar para os moradores da região do Cariri, o título também está na Marujo Burgueria Gourmet. “Aqui [em Juazeiro] não tinha nenhuma burgueria gourmet. Comecei logo quando surgiu esse ‘modismo’, toda a fama desses estabelecimentos. Foi um sucesso. Depois de um tempo, vi a necessidade dos meus clientes de terem um restaurante mais refinado e foi quando iniciei o projeto do Prime”, conta.

Especializado em carnes, o Marujo Prime traz como atrativo principal cortes especiais, com acompanhamentos diferentes a cada dia. Felipe explica que o cliente solicita o tipo de carne que deseja, com os extras já incluídos no valor. “Nossos grandes destaques são o short rib, o filé na crosta de queijo e, o campeão de vendas, o bife de ancho.” Além da especialidade, o restaurante também trabalha com pratos à la carte, frutos do mar e com uma adega com 50 rótulos de vinhos. 

O empreendedor também destaca a arquitetura do restaurante, que conta com três ambientes: térreo, mezanino e área externa. “A ideia foi minha junto com o arquiteto Paulo Costa. Quando fomos fazer o projeto, pedi a ele todas as características de como se fosse um navio. Para entrar no restaurante você passa por uma ponte, depois por uma porta de vidro, como numa embarcação”, detalha. 

Entre cidades e mares
Sobre a época em que foi chef em um navio, Felipe diz que o período foi de muito trabalho, mas recompensador. “Passei uma temporada de 45 dias na América do Sul. Conheci Buenos Aires, Montevidéu, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Santos. Eu era responsável pelo café da manhã para 3.500 pessoas.” O chef conta que o trabalho começava às 5h30 e seguia até 1h30 do outro dia, de domingo a domingo. “Eu até brinco que não indico nem para um inimigo meu. Mas é uma experiência ímpar. Toda a minha agilidade com relação a quantidades, para trabalhar para muita gente, é devido à experiência no navio.” 

Antes de abrir os restaurantes em Juazeiro do Norte, Lustosa, após voltar do navio, criou o buffet Le Petit Chef, quando ainda vivia em Recife. No empreendimento, todo o menu era customizado de acordo com a escolha do cliente e montado no local selecionado para o evento. A iniciativa durou um ano. “Eu queria um lugar meu, que pudesse colocar toda a minha identidade, que eu pudesse criar”, fala.

A escolha por sediar os restaurantes em Juazeiro foi tanto afetiva quanto estratégica. Por ser uma cidade sem o trânsito e estresse de capitais, mas também não ser um município pequeno, Juazeiro foi a escolha ideal para Felipe Lustosa. 
Inspiração peruana
O ceviche de salmão é uma das entradas mais refrescantes, diz Felipe. No prato peruano, o peixe é cozido no ácido do limão, criando uma textura diferente para o salmão
Aposta certa
Um dos mais vendidos do Marujo Prime, o bife de chorizo é popular pela carne macia, aliada à boa quantidade de gordura, que realça o sabor
Para brindar
Com gelo, vodka e morango, o Coquefrozen é uma homenagem de Felipe às lembranças de infância, por remeter aos raspa-raspa, além de ter um visual diferenciado
Sobremesa
O vulcão de doce de leite é uma sobremesa recheada de gâteau de doce de leite, junto a um sorvete de queijo coalho. O prato cria um contraste do salgado com o doce e dá um equilíbrio final ao sabor

Para o futuro
Ainda para 2018, um dos projetos é a construção de um espaço lounge no Marujo Prime em parceria com a marca de bebidas Absolut. A expectativa é de que a implantação seja concluída até a metade do ano. “Também terá um cardápio novo para o Marujo Prime, com massas frescas e novos cortes.”

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS