restaurantes 10/08/2018 - 07h00

Mundo gourmet: a pedida é viver a experiência

Modalidade de compras com valores mais acessíveis que os convencionais, clubes de assinatura em formato presencial oferecem diversas possibilidades gastronômicas
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Kelly Hekally kellyhekally@opovo.com.br
Ethi Arcanjo em 06/01/14
Restaurante Konibaa é um dos que integram clube de assinatura com funcionamento em Fortaleza

Em tempos onde plataformas digitais sobrepõem-se aos modos analógicos de consumo, o universo gastronômico ganha força à medida que viabiliza novas experiências ao público. No início desta década, clubes de assinaturas – modalidade de pagamentos mensal, semestral ou anual por meio da qual se tem acesso a produtos e serviços – foram desenhando maneiras de agradar a bolsos e paladares.

"Os consumidores estão sempre buscando novas alternativas nos hábitos de consumo. No caso dos clubes de assinatura, eles procuram ter acesso a produtos de melhor qualidade por um custo mais acessível", explica Adriana Camurça, professora do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo Adriana, quem opta por aderir a clubes de assinatura com foco na culinária tem a intenção, por exemplo, de vivenciar experiências sensitivas e gustativas em restaurante de menus com valores menos acessíveis, uma vez que, com o preço convencional, o acesso acaba sendo mais restrito.

Vice-presidente da Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura, fundada em 2014, Gabriel Ribeiro defende que o formato é uma evolução do modelo clássico de vendas por assinatura, uma vez que oferece uma espécie de curadoria dos produtos disponibilizados.

"As pessoas que estão na ponta do oferecimento de um clube de assinatura possuem conhecimento para a venda do produto. Quando o consumidor opta pela compra de um vinho, ele não está comprando só a bebida em si. Há um suporte que precede a compra. O aumento do uso de recursos tecnológicos possibilitou uma experiência mais completa na aquisição." Em Fortaleza, serviços como Duo Gourmet e ChefsClub, ativos em diversas capitais brasileiras, apostam nessa lógica.

ChesfClub
Fundado em 2012 e em Fortaleza há quatro anos, o ChefsClub disponibiliza planos semestral (R$ 129,90) e anual (R$ 170,91) para oferecer uma lista de 35 espaços gastronômicos. Balcony Bistrô, Burger Street 1130 e Magus estão entre as possibilidades, espalhadas em bairros como Aldeota, Edson Queiroz, Meireles, Parque Manibura e Varjota. O benefício, que em cada local é concedido em dias específicos da semana, chega no momento do pagamento da conta: 30% de desconto no valor total.

Serviço
ChefsClub
Quanto: planos semestral (R$ 129,90) e anual (R$ 170,91)
Mais informações: www.chefsclub.com.br
Facebook: ChefsClub
Instagram: @chefsclub
*Aplicativo disponível para Android e iOS

Duo Gourmet
As versões impressa, que custa R$ 60, compila ticktes promocionais em um livreto e válida até janeiro de 2019, e digital (mensal – R$ 25 / anual – R$ 210) oferecem guia com aproximadamente 50 locais cadastrados em bairros como Aldeota, Benfica, Cambeba, Dionísio Torres e Papicu. A cada porção comprada, o ticket Duo Gourmet dá direito a uma porção igual ou de menor valor da adquirida. Natural Leve, Medit Bistrô e Guarderia Brasil são opções. Os benefícios também variam a cada dia da semana. A iniciativa está vigente desde 2013 e foi lançada em Fortaleza no início deste mês.

Serviço
Duo Gourmet
Quanto: versão impressa (R$ 60) e digital (R$ 25 – mensal / R$ 210 – anual)
Mais informações:
 www.duogourmet.com.br
Facebook: Duo Gourmet
Instagram:
@duogourmetfortaleza
*Aplicativo disponível para Android e iOS Multimídia

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