Estilo de vida 04/07/2018 - 07h00

Conheça os benefícios do vegetarianismo para a saúde

Com cada vez mais espaço no Brasil, o vegetarianismo traz melhoras significativas para a saúde dos adeptos
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
Foto: Pixabay
Uma dieta vegetariana pode trazer reduções nas medidas e melhoras para as funções intestinais

O vegetarianismo vem ganhando popularidade todos os anos no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostrou que, em 2018, 14% dos brasileiros, cerca de 30 milhões de pessoas, se declaram vegetarianos. Além dos benefícios para a causa animal, o regime também traz melhorias para a qualidade de vida dos adeptos. 

De acordo com a nutricionista Sara Ortins, o primeiro ganho que os pacientes informam é na melhora das funções intestinais. Isso ocorre pela maior quantidade de fibras presente em uma dieta vegetariana balanceada, rica em frutas e legumes. “Você aumenta a disposição, fica mais leve. Está comendo alimentos mais facilmente digeridos, diferentes da carne”, fala. 

Para não confundir: vegetarianos estritos não utilizam nenhum tipo de produto animal na alimentação. O ovolactovegetariano se refere aos que mantém ovos e produtos lácteos na dieta. Já o veganismo restringe para que nada derivado de animal seja utilizado no cotidiano, como roupas de couro ou outros tipos de pele. 
 
Perda de medidas 

Sara explica que um dos principais questionamentos de quem chega em busca de uma dieta vegetariana é acerca de perda de peso. A especialista alerta, contudo, que existem muitos vegetarianos que acabam mantendo as mesmas medidas por não reduzirem a quantidade de carboidratos. “Tem que ter uma orientação nutricional, senão você não vai ter os benefícios de proteínas e minerais de uma alimentação com frutas e legumes.”

Com o acompanhamento apropriado, por exemplo, o animador cinematográfico Clayton Bochecha conseguiu eliminar 45 quilos desde que iniciou uma dieta vegetariana, há três anos. Hoje, o também praticante de trail run diz que, além dos benefícios de não contribuir para o sofrimento animal, a alimentação o ajuda no aspecto esportivo. “Me fez reduzir a própria fadiga muscular ao final de uma prova. Depois que me tornei vegano, consegui participar de uma ultra maratona, que é quando a prova passa dos 42 km”. Bochecha agora treina para conseguir correr 80 km. 

“Uma alimentação vegetariana estrita não tem colesterol. Pessoas que tem LDL [o colesterol 'ruim'] alto, com alimentação vegetariana já garantem que só vai ter o colesterol que seu próprio corpo produz”, fala Sara. O risco de contrair diabetes tipo dois também é reduzido com o aumento no consumo de fibras, além de diferentes tipos de cânceres, como o de intestino grosso e de próstata.

Melhora mundial

Em estudo publicado na revista Science, foi exposto que 83% das terras cultiváveis da Terra são utilizadas para produção de produtos de origem animal, como porcos, frangos, ovos e laticínios. Outro dado apresentado pela pesquisa foi de que, caso a população adotasse uma dieta vegetariana, 50% das emissões de gases de efeito estufa cessariam. 3,1 bilhões de hectares do Planeta também seriam poupados, o que equivale ao território do continente africano. Já 67% do desmatamento global está associado à atividade pecuária.   

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS