Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
câmara municipal 04/06/2014 - 11h12

Base do prefeito derruba emendas ao projeto da Praça Portugal e ânimos ficam acirrados

A Comissão Especial formada para analisar o projeto da Prefeitura de Fortaleza sobre modificação da Praça Portugal pode decidir votar a matéria ainda esta semana
notícia 10 comentários
Carlos Mazza / Especial para O POVO
Comissão Especial está reunida na Câmara para analisar projeto da Prefeitura

Atualizada às 14h

Os ânimos na Câmara Municipal ficaram acirrados, nesta quarta-feira, 4, por causa da tentativa dos vereadores da oposição ao prefeito Roberto Cláudio (Pros) de suspender a deliberação do projeto de modificação da Praça Portugal até que seja resolvido impasse judicial sobre liberação da obra. A Comissão Especial criada para analisar o projeto da Prefeitura se reuniu nesta quarta-feira, 4, para analisar emendas apresentadas e decidir se o projeto será votado em plenário na quinta-feira, 5.

Apesar de terem negado o pedido de adiamento da discussão, a oposição tentou adiar a votação das emendas até que o plenário iniciasse a ordem do dia, o que faria com que caísse a reunião da Comissão Especial. No entanto, a base do prefeito conseguiu votar e derrubar as emendas dos vereadores Guilherme Sampaio e João Alfredo. Apenas uma emenda, da vereadora Magaly Marques (PMDB), foi aprovada, a qual sugere a manutenção das estátuas da Praça Portugal.


Discussão no Plenário
Enquanto os nove parlamentares da Comissão discutiam em sala separada, no Plenário aliados e opositores também tentavam fazer manobras para atingir seus objetivos. Mesmo com o quórum suficiente para iniciar a ordem do dia, a Mesa protelou a abertura e levantou a sessão por tempo indeterminado.

Os vereadores Adail Júnior e Deodato Ramalho (PT) discutiram sobre as regras da Casa no Plenário. Na presidência da sessão, Adail confirmou que base e oposição estavam fazendo manobra política diante da continuidade da sessão. O vereador Deodato negou manobra e acusou a Mesa Diretora de desrespeitar o Regimento Interno protelando o começo da ordem do dia.

“Uma deliberação agora da Câmara Municipal, paralela à decisão judicial que suspende a obra, expõe a Câmara a uma situação vulnerável”, afirmou o vereador Guilherme Sampaio (PT), líder da oposição na Casa. O parlamentar se referiu à liminar, expedida pelo juiz Demetrio Saker Neto, na terça-feira, 3, que proíbe qualquer intervenção na Praça Portugal até que seja julgada Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual pela permanência da praça na forma atual.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Evaldo Lima (PCdoB) ponderou que a Casa tem seu “devido processo legislativo”. “Quem tem prerrogativa de alterar praças é o legislativo, e a decisão da Justiça não é terminativa”, defendeu Evaldo. O parlamentar pede que o processo siga normalmente para depois serem feitos ajustes.

Tramitação
Dos nove parlamentares integrantes da Comissão, sete aprovaram o parecer favorável do relator Didi Mangueira (PDT) na quarta-feira, 28, após a base aliada conseguir driblar tentativa da oposição de adiar a votação. Caso a base governista derrube as emendas apresentadas pelos vereadores Guilherme Sampaio e João Alfredo (Psol), o projeto pode ser enviado para aprovação no plenário amanhã.

Na segunda-feira, 2, o Sampaio promoveu audiência pública para debater o projeto com a Prefeitura e grupos relacionados a questões urbanas. No entanto, poucos vereadores da base aliada participaram da discussão.

Comphic

Os vereadores do Psol, do PT e do PR, protocolaram, na terça-feira 27, recurso pedindo a reavaliação do pedido de tombamento da Praça Portugal, negada pela Secretaria de Cultura. O recurso foi entregue ao presidente do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic), o secretário de cultura Magela Lima. Segundo João Alfredo, o Comphic julgará o recurso na quinta-feira, 5.

Redação O POVO Online
com informações do repórter Carlos Mazza

espaço do leitor
elilberto alexandre 05/06/2014 07:54
Eles não fizeram NADA, nem deixam a cidade avançar, aquela rotatória não passa de um monte de entulho, nunca vi um cidadão pisando ali, a não serem os maconheiros filhos de papaizinho que mora ao redor da praça, se é que pode ser chamado assim.
Germano Soares 05/06/2014 07:28
Essa raça ruim que é liderada pela Louca Luiziane, passou 8 anos atrasando Fortaleza e agora a única coisa que sabe fazer é querer impedir que se faça alguma coisa pela cidade para que todos possam ser tão ruins quanto eles. Ô povo imundo. Fora carniças.
Germano Soares 05/06/2014 07:23
Quando houver assalto, o côro te que ser um só: LINCHA, LINCHA, LINCHA, LINCHA, LINCHA, LINCHA... Os motoristas devem paralisar todas as linhas do birro onde houver assalto, até que o bandido seja tirado de circulação, seja de que maneira for. Vivo ou morto.
ERNESTO 05/06/2014 07:02
Não estamos falando de uma praça e sim de uma rotatória que é como aquele espaço sempre foi utilizado, pois a frequência de pessoas naquele local é a mínima possível. e se formos considerar a questão decorativa para a cidade, a proposta da prefeitura irá superar o local em beleza para a cidade.
ERNESTO 05/06/2014 06:58
Essa discussão toda é porque estamos em ano eleitoral, e como o RC está se mexendo para realizar alguma coisa, os opositores estão dispostos a brecar todas as iniciativas do prefeito, porque elas vão escancarar a nulidade do período Luiziane na Gestão da cidade.
Ver mais comentários
10
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>