Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
praça portugal 21/05/2014 - 20h18

Em audiência, comissão vai entregar documentos ao MPE-CE contra obras

notícia 11 comentários
Foto: Tatiana Fortes/O POVO

Uma comissão formada por representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil, do Consulado Português, de arquitetos do grupo de discussão “Direitos urbanos”, de autores dos Requerimentos de Tombamento Provisório da Praça, de organizadores dos abaixo-assinados populares e produtores do curta-metragem “A praça pede passagem” vai entregar uma coletânea de documentos ao Ministério Público nesta quinta-feira, 22.

O objetivo da entrega, segundo a comissão, é "garantir a preservação dos bens culturais, a valorização da paisagem urbana e a defesa da memória histórica" fazendo um contraponto ao projeto da prefeitura de Fortaleza que pretende demolir a Praça Portugal para implementar as obras do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt).


Está marcada uma audiência na manhã desta quinta na sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPE-CE), na rua 25 de março, 280, Centro. Na ocasião, será feita a entrega dos seguintes documentos:

- Parecer do instituto dos arquitetos do Brasil contrário à demolição da Praça e à instalação do Binário.

- Recomendação do consulado português sobre a manutenção da configuração atual da Praça.

- Primeiro pedido de tombamento provisório da Praça Portugal, baseado no parágrafo terceiro do artigo 10 da lei n° 9347, de 11 de março de 2008, de autoria do vereador João Alfredo (Psol).

- Segundo pedido de tombamento provisório da Praça Portugal, baseado no parágrafo terceiro do artigo 10 da lei n° 9347, de 11 de março de 2008, adicionada de abaixo-assinado popular (cerca de 350 assinaturas) reivindicando o tombamento, de autoria da cidadã Erika Pinheiro Gomes Cavalcante.

- Petição digital contendo 2.815 assinaturas, organizada através do site Avaaz pelo cidadão Reynolds Ehrich, manifestando-se contra a demolição da Praça Portugal e a a derrubada de mais de 300 árvores.

- Caderno de propostas urbanísticas alternativas elaboradas por Arquitetos e Urbanistas voluntários.

- Release do curta-metragem “A Praça pede passagem”. O documentário, que será lançado em junho e participará de festivais de cinema, retrata a importância da Praça Portugal para a cidade e seus habitantes.

Nesta quarta-feira, 21, vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram, por 21 votos a cinco, o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar, do prefeito Roberto Cláudio (Pros), que prevê alteração na estrutura arquitetônica da Praça Portugal. Vereadores acusam a Prefeitura de fazer “manobra política” para agilizar a aprovação da proposta.

Serviço:

Data: 22/05
Local: Rua 25 de Março, 280, centro, 1° andar
Horário: 9 horas

Redação O POVO Online

espaço do leitor
bruno 22/05/2014 11:20
O PAITT está alinhado com um planejamento maior que ainda será lançado, intitulado FORTALEZA 2040! O binário santos dumont x dom luis é o piloto para diversos outros que serão criados na cidade, que visa principalmente a mobilidade urbana e transporte publico....se informem primeiro pra dps reclamar
Eduardo Costa 22/05/2014 06:30
Pergunte a qualquer um destes contrários ao projeto: quantas vezes colocaram os pés naquela praça?
Marco Antonio Rodrigues de Oliveira 22/05/2014 05:56
Concordo com o Tiago Carneiro.
Bruno 22/05/2014 01:15
Destruir uma praça que já é icone da cidade, pra colocar um grande cruzamento caótico, que só os ignorantes acham que vai melhorar alguma coisa, esse prefeito mais destrói que constrói, só sabe priorizar os carros, lamentavel o que estão fazendo com nossa cidade.
Renato Nogueira 22/05/2014 00:36
Não vai dar em nada. Não vence o atual prefeito com uma garra e vontade de fazer desta uma cidade melhor! A população fortalezense é a favor da construção. Consulado português??? Pergunte a um cidadão fortalezense o que ele pensa sobre um possível interferência desse consulado nesta cidade.
Ver mais comentários
11
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>