Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
APÓS OFÍCIO DA CÂMARA 15/04/2014 - 16h33

Prefeitura estuda viabilidade de tombamento da Praça Portugal

notícia 9 comentários
Reprodução/Instagram vereador João Alfredo
Ofício garante abertura de estudo de viabilidade para tombamento da Praça

A Prefeitura de Fortaleza iniciou estudos sobre a viabilidade de tombamento da Praça Portugal, na Aldeota. A ação atende ofício expedido pelo vereador João Alfredo (Psol) à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) no final do mês passado. Atualmente, a gestão também analisa demolir a Praça para construção de um cruzamento e quatro espaços de convivência.

Na prática, um tombamento impossibilitaria a obra prevista pela própria gestão na área. "Informamos que a Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural está iniciando os estudos acerca da relevância histórica e cultural, paisagística, ambiental e arquitetônica, referente a viabilidade de tombamento da Praça Portugal”, diz ofício da Secultfor, assinado pelo secretário Magela Lima.

Segundo assessoria de imprensa da Secultfor, os estudos, que foram iniciados há cerca de dez dias, seguem procedimento padrão da gestão para pedidos de tombamento. “Não é porque é a Praça Portugal, especificamente. Se pedissem tombamento de outro bem, mais velho ou mais novo, entraria no mesmo trâmite”, diz a assessoria da pasta.

Ações integradas

A demolição da Praça Portugal faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito da Prefeitura, que prevê uma série de alterações no sistema viário de Fortaleza. A gestão argumenta que, atualmente, a praça é inacessível aos pedestres, e que projeto alternativo prevê construção de quatro áreas de convivência com área até 35% maior. Seriam construídas ainda ciclofaixas e faixas exclusivas para ônibus na via.

João Alfredo e alguns historiadores e ambientalistas, no entanto, questionam a demolição da Praça Portugal. Segundo eles, o local é frequentado por grupos de jovens e faz parte da memória histórica e cultural da Capital. O prefeito Roberto Cláudio (Pros), no entanto, reforça necessidade de ações na área.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
COSTA 16/04/2014 07:28
Ridícula essa proposta de tombar a praça, só se for no sentido de derrubar...
Lima Junior 16/04/2014 07:14
Boa parte do povo a favor da demolição da praça, aposto que nem cearense da gema é, respeitar o patrimônio histórico local é respeita a nossa identidade. Deixem a praça no lugar dela!
Lima Junior 16/04/2014 07:07
Fortaleza esta ficando uma cidade muito feia, só asfalto, viaduto, prédios. A cidade tem pouquíssimas praças, poucos pontos históricos. Façam um favor as futuras gerações do povo cearense, revitalizem a praça, deixem ela no lugar dela e coloquem policiamento.
JOSE NETO 16/04/2014 00:40
Retirar a praça, trocar essas lâmpadas velhas incandescentes, tapar buracos e nivelar bueiros, fazer reforço de sinalização horizontal, retirar árvores velhas que põem em risco as pessoas...
Arthur 15/04/2014 23:08
Só podia ser do Psol. Porque não pensaram nisso antes? Porque só agora é que perceberam que a praça, que na verdade é uma rotatória, é um bem histórico? A verdade é que o Psol quer é encher o saco. Sabe que esse governo tem tudo pra fazer muito mais por Fortaleza do que eles.
Ver mais comentários
9
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>