/SENADO/ 06/10/2014

Uma noite, há quatro anos

Homem que já foi o mais poderoso do Ceará se recupera da derrota de 2010 e volta ao Senado para, segundo promete, seu último mandato. Antes, promete trabalhar por Aécio e Eunício. Apesar da derrota, Mauro surpreende
notícia 4 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16360, 'email': 'ericofirmo@opovo.com.br', 'nome': '\xc9rico Firmo'})
Érico Firmo ericofirmo@opovo.com.br
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18826, 'email': 'politica@opovo.com.br', 'nome': 'Bruno Pontes'})
Bruno Pontes politica@opovo.com.br

Tasso Jereissati (PSDB) viveu ontem uma noite rotineira para ele como para nenhum outro personagem da história do Ceará. Foi sua quinta vitória em eleição majoritária estadual. Depois de ter sido três vezes governador, será pela segunda vez senador. Mas, a repetição embute uma novidade. A diferença remete a uma noite há quatro anos.

 

Às 20h39min do dia 3 de outubro de 2010, a contabilização dos votos no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) tornou irreversível o improvável. O homem que mais poder teve durante mais tempo na história do Ceará ficou na terceira colocação, com duas vagas em disputa. Ele que, além dos quatro mandatos majoritários que já exercera, foi o principal responsável pela vitória de outros dois governadores e sete senadores. E conhecia pela primeira vez uma derrota sua.


Naquela noite, óculos escuros e olhos inchados tomaram o escritório de Tasso. Ele disse que não mais seria candidato, iria se dedicar a “cuidar dos netos”. Mas, passado o primeiro mês, o sabor amargo foi esquecido. Viajou, redescobriu o prazer de, como define, não ter de dar satisfação. Voltou-se, também, às empresas.


“Depois você entende e se adapta. Nunca é bom, não é agradável perder uma eleição. Mas a gente tem de ter a mesma humildade na vitória que tem na derrota”, disse o agora senador eleito, no início da tarde de ontem, enquanto acompanhava a votação de seu colega de chapa, Eunício Oliveira (PMDB), no Náutico.


Horas depois, às 19h53min, a apuração confirmou que Tasso retornaria ao mandato para o qual não havia sido reeleito quatro anos atrás. Os 2.314.796 votos, 57,91% dos válidos, garantiram aquele que, dessa vez, garante que será mesmo seu último mandato. “Ah, agora eu fiquei desmoralizado, que eu disse isso na última vez. Mas eu não tenho dúvida (de que será a última eleição). Dessa vez, vocês sabem, as circunstâncias me levaram e eu estou muito honrado e feliz com isso”.


Mas não haverá tempo para festejar. Confirmada a vitória, à noite no comitê, prometeu mergulhar no 2º turno, por Eunício e Aécio Neves (PSDB). “Vamos descansar 24 horas, mas vamos pra rua mais fortes do que nunca, pra mostrar ao Brasil inteiro que o Ceará não é esse Estado que todo mundo pensava há 30 anos atrás (...) e voltou novamente à lista dos estados mais pobres, mais atrasados e mais conformados com a pobreza”.


E destacou a importância que atribui à eleição, sobretudo, presidencial: “Não é questão de eleger um governador de estado, de eleger um senador que vocês gostam, mas principalmente é uma questão de salvar o Brasil”.

 

Mauro Filho

Principal adversário de Tasso, Mauro Filho (Pros) teve desempenho bem melhor que o projetado em qualquer pesquisa. Alcançou 1.573.732 votos, 39,37% dos votos válidos. Na véspera da eleição, o Ibope dava a ele 24% e o Datafolha, 26%.

 

Geovana Cartaxo (PSB) teve 66.895 votos (1,67% dos votos válidos) e Raquel Dias (PSTU), 42.065 (1,05%).

 

57,91% Tasso foi eleito com vantagem menor do que previam as pesquisas.

O Datafolha apontava vitória com 72% dos votos


39,37% Mauro surpreendeu. O Datafolha previa 26% dos votos para o candidato

 

1,67% Com pouco menos de 67 mil votos, Geovana Cartaxo ficou em terceiro na disputa pelo Senado

 

1,05% Raquel Dias ficou em quarto lugar, somando 42 mil votos e confirmando o que previam as pesquisas

 

 

> TAGS: eleições 2014
espaço do leitor
França Filho 06/10/2014 14:47
É "IMPERADOR TASSO", UM CANDIDATO PARA SE ELEGER TEM SER HUMILDE, POPULAR E GOSTAR DE POVO... E FAZER O QUE VOCÊ FEZ, SENTAR NUM BANCO DE PRAÇA E CONVERSAR COM OS JOVENS, MESMO SENDO SÓ EM CAMPANHA E PARA A TELEVISÃO. QUEM DIRIA HEIN?
Roberto Léia 06/10/2014 12:53
"MAIS DO MESMO"
humberto 06/10/2014 10:56
QUERO REGISTRAR O MEU CONTENTAMENTO COM A JUSTIÇA FEITA PELO POVO CEARENSE, QUANDO SOUBE RECONHECER A GRANDEZA DO MAIOR POLÍTICO DE TODOS OS TEMPOS NO CEARÁ!! OBRIGADO TASSO!!
Carioca 06/10/2014 10:53
Mais 4 anos de trevas para o Ceará;
4
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>