Em dia marcado por bate-boca e manobras de bastidores, a base de Roberto Cláudio (Pros) na Câmara Municipal atropelou críticos e rejeitou todas as emendas da oposição ao projeto que autoriza a demolição da Praça Portugal, na Aldeota. Com texto quase igual ao enviado pelo prefeito ao Legislativo, o projeto segue ao plenário e deve ser votado ainda na manhã de hoje.
Ao todo, foram rejeitadas duas emendas dos opositores Guilherme Sampaio (PT) e João Alfredo (Psol) que, entre outras medidas, previam manutenção da estrutura atual da praça. A votação, no entanto, só veio após quase cinco horas de intenso embate na comissão especial que discute o projeto - em reunião marcada por tentativas da oposição de adiar a discussão.
Os ânimos se acirraram após a oposição tentar protelar a votação de emendas até o início da ordem do dia da Câmara - o que, pelo Regimento da Casa, suspenderia reunião da comissão da Praça. Em reação, a base aliada fez “contramanobra”, com o vice-presidente do Legislativo, Adail Júnior (PV), suspendendo a sessão logo antes do início da ordem do dia.
A ação, que impediu opositores de adiarem votação final do projeto para a próxima semana, foi recebida com protestos pelos vereadores Deodato Ramalho (PT) e Toinha Rocha (Psol). “Vocês estão fazendo uma manobra, enrolando para derrubar a votação das emendas, e eu estou fazendo uma outra manobra. É do jogo”, rebateu Adail.
Antes disso, a oposição pediu suspensão do projeto que autoriza ação na Praça Portugal. Eles se baseavam em decisão da Justiça, divulgada na última terça-feira, que vetou temporariamente qualquer obra na Praça. “A Câmara pode ficar frágil caso aprove uma obra que venha a ser vetada”, disse Guilherme.
Praça Portugal
A mudança é de emenda da vereadora Magaly Marques (PMDB), que prevê a preservação de esculturas atualmente instaladas na Praça. João Alfredo criticou a medida, acusando a vereadora de tentar criar “falsa sensação” de redução de danos. “Sua crítica é absurda, a intenção era apenas preservar as esculturas”, rebateu Magaly.
Pelo texto mantido, a Prefeitura fica autorizada a demolir a Praça, substituindo a área por um cruzamento e quatro praças menores. Ação concluiria projeto do binário das avenidas Dom Luís/Santos Dumont.
SERVIÇO
Projeto volta ao plenário nesta quinta-feira
Quando: a partir das 9h30minAssista: www.cmfor.ce.gov.br
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016