SENADO E MUDANÇA DE DISCURSO 23/04/2014

Tasso admite disputar Senado e atiça cenário pré-eleitoral no Ceará

Possível entrada do tucano fortalece chapa de oposição e torna menos confortáveis plano de Guimarães e Inácio
notícia 42 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16449, 'email': 'hebely@opovo.com.br', 'nome': 'H\xe9bely Rebou\xe7as'})
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO/PSDB
Tasso Jereissati participou ontem de encontro do PSDB e, após pressão, admitiu que pode disputar vaga ao Senado


Após sucessivos “nãos” sobre uma possível candidatura em 2014, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) mudou o discurso e, ontem, pela primeira vez desde 2010, admitiu que poderá disputar mais uma vez uma vaga no Senado. A hipótese foi considerada sob a pressão de presidentes de diretórios do PSDB, durante reunião em Brasília.


Segundo lideranças presentes, Tasso disse: “Se for imprescindível minha candidatura, a gente volta a conversar”. Para a cúpula do partido, o retorno do cearense às urnas é considerado imprescindível para a campanha do senador tucano Aécio Neves à Presidência da República.


Durante a reunião, Tasso, que vinha se mostrando irredutível na decisão de não concorrer, negou que esteja omisso à responsabilidade de fortalecer o palanque de Aécio no Ceará e disse que se sente “corresponsável” pelo projeto nacional da sigla. Segundo o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), que participou do encontro, o tucano-mor do Estado também ressaltou a necessidade de uma boa composição partidária e disse que fará “as articulações necessárias” para isso.


Impactos

A guinada no discurso de Tasso é um ingrediente novo no panorama pré-eleitoral. Apesar dos índices de rejeição em torno de seu nome, a oposição aposta que a participação do tucano torna a disputa mais competitiva e “fortalece a chapa à qual ele se alie”, afirmou o deputado estadual Heitor Férrer (PDT), um dos principais críticos do governo Cid Gomes (Pros) na Assembleia.

 

Consequentemente, a situação tornaria menos confortável o plano de Cid de emplacar os candidatos de sua aliança – principalmente, na vaga do Senado, pleiteada internamente pelo deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Inácio Arruda (PCdoB). “O Tasso entrando no jogo, muda. É sempre um candidato forte”, avaliou o presidente estadual do PPS, Alexandre Pereira – que está ao lado do Pros em 2014.


A situação também atiçaria os planos do senador e pré-candidato ao Governo Eunício Oliveira (PMDB), cuja aliança com Cid está à beira do rompimento. Ao O POVO, o peemedebista foi cauteloso ao avaliar as declarações de Tasso. “Quanto mais opções a população tiver, melhor para o debate político”, afirmou. Ele voltou a dizer que irá procurar o PSDB e, questionado, lembrou a possibilidade legal de os dois partidos estarem juntos mesmo com candidatos a presidente diferentes – Eunício pedirá votos para Dilma Rousseff (PT), não para Aécio.

 

espaço do leitor
Artur 26/04/2014 12:29
A melhor noticia do ano na politica cearense. Tasso seja bem vindo e mostre sua competência no senado.
Helder Silveira 24/04/2014 11:19
Não gostei do ultimo mandato do Tarso, porem os Senadores que estão lá e que serão futuros candidatos prefiro da mais uma chance ao Galeguinho Do Zoi Azul.
Francisco Cavalcante de Carvalho 24/04/2014 10:40
Sou Eng. Agrônomo com especialização em Agricultura Orgânica e Biodinâmica, assim posso dar uma opinião técnica, mas além disso quero emitir opinião como pessoa nascida e criada nesta cidade. O atual projeto da prefeitura relativo à Praça Portugal, Av. Dom Luiz e Av. Santos Dumont é ,sem dúvida, uma das maiores agressões ambientais que a cidade de Fortaleza já sofreu, e sofre. É lamentável a profunda falta de sensibilidade, técnica e compromisso com o meio ambiente.
Francisco De Assis Lopes 24/04/2014 09:13
NUNCA FUI PRA CARA DO TASSO MAS AGORA A UNICA OPÇAO QUE VEJO EM DAR MEU APOIO A ELE TIRAR ESSE SENADORES INCOMPETENTE QUE ESTAO LA
Luiz Jorge 24/04/2014 08:55
Uma Boa Notícia para todos CEARENSES.
Ver mais comentários
42
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>