Radar.dom 17/07/2016

Atentados. SSPDS investiga se ataques têm cunho eleitoral

Sede da Guarda Municipal de Fortaleza foi novamente atacada. Policial foi baleado em novos atentados. Governador anunciou criação de delegacia de combate ao crime organizado
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16431, 'email': 'thiagopaiva@opovo.com.br', 'nome': 'Thiago Paiva '})
Thiago Paiva thiagopaiva@opovo.com.br


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) está investigando se os recentes ataques ocorridos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), contra as forças de Segurança do Estado, têm cunho eleitoral. De acordo com o secretário-adjunto da SSPDS, coronel Lauro Prado, a possibilidade passou a ser considerada após um novo atentado contra a sede da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), registrado na madrugada de ontem. Foi a segunda ação contra o prédio em dois dias. Houve ainda um novo caso de policial baleado e outros quatro ataques


“Há algo errado nisso. Não se ataca a GMF duas vezes desta forma. Tem alguma coisa errada. O que a GMF tem a ver com a crise nos presídios? Estamos apurando linhas de raciocínio que apontam para esse cunho político. Nenhuma possibilidade será descartada”, afirmou Prado, ao destacar que a Guarda é ligada à Prefeitura de Fortaleza, que será alvo de uma disputa eleitoral este ano.


Em resposta aos atentados, o governador Camilo Santana (PT) anunciou, na manhã de ontem, a criação da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado. A informação foi divulgada na solenidade de lançamento do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), na cidade de Russas. Camilo destacou a importância do equipamento no que chamou de “guerra” contra o crime organizado, que estaria incomodado com as ações realizadas pelo Estado. “O que eles querem fazer dando tiro em delegacia é tentar intimidar a gente”.


Novos ataques

Além da ação contra a GMF, desde a 0h30min deste sábado, dois ônibus foram incendiados, duas delegacias foram atacadas e um policial militar foi baleado. O soldado Francisco Claudemir do Nascimento Silva foi atingido por três disparos por volta das 6 horas, no bairro Antônio Bezerra, na Capital. O agente estava numa parada de ônibus, na avenida Mister Hull, mesma via onde outros dois policiais haviam sido baleados na última sexta-feira.

 

Claudemir seguiria para Paracuru quando foi surpreendido por dois criminosos, em uma motocicleta. A dupla atirou contra o PM e fugiu. O soldado foi baleado nas costas e no braço. Ele foi levado para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. Segundo informações da SSPDS, o agente, lotado no 12º Batalhão da Polícia Militar, passou por cirurgia e não corre risco de morte. Diligências foram realizadas, mas os autores dos disparos não foram encontrados.

 

LINHA DO TEMPO

 

13/7. O 23º DP, em Caucaia, é alvejado por disparos de arma de fogo.


14/7. Fachada da GMF, no Rodolfo Teófilo, é alvo de tiros. No 27º DP, no João XXIII, dois carros são incendiados. Em Sobral, Delegacia da Defesa da Mulher é alvejada. Ônibus é incendiado em Itaitinga.


15/7. Sargento Mardones Costa e o subtenente Aldemir Paula Silva são baleados no Antônio Bezerra.


16/7. 3º DP, no Otávio Bonfim, é alvejado e, em seguida, 11 presos fugem. Ônibus é incendiado no Jardim Iracema. Criminosos atiram contra a recepção da GMF e ateiam fogo na lateral do prédio. Ônibus da Gertáxi é incendiado no Parque Iracema. Soldado Francisco Claudemir é baleado no Antônio Bezerra.Delegacia de Pacajus é alvejada com oito tiros.


 

espaço do leitor
Francisco Lucas 17/07/2016 20:03
Se eu fosse o Governador do Estado começava demitindo toda cúpula da INTELIGÊNCIA da SSPDS, será possível que não conseguem se antecipar em uma unica ação nesses ataques?
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>