A decisão da Câmara neste domingo não repercutirá só em Brasília. A depender do resultado da votação do impeachment, diversos estados, inclusive o Ceará, podem passar por novo equilíbrio de forças com políticos perdendo ou ganhando espaço.
Apesar de se dizer aliado de Dilma Rousseff (PT), o senador Eunício Oliveira (PMDB) seria hoje o principal beneficiário no Ceará de uma derrota de Dilma. Ampliada a possibilidade de um governo Michel Temer (PMDB), Eunício, um dos nomes mais influentes no PMDB Nacional, teria novo peso na formação de chapas para a eleição deste ano.
O vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB), aposta inclusive em uma “debandada” de partidos da base de Roberto Cláudio (PDT). Com perspectiva de aliança entre PMDB e PSDB, a questão beneficiaria também o senador Tasso Jereissati (PSDB) e seus aliados no Estado.
Eventual vitória do governo, no entanto, beneficiaria principalmente os irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), que vem defendendo a presidente desde o início do processo.
Líder do governo durante a votação do impeachment, José Guimarães (PT) também sairia fortalecido da votação. Em ambos os cenários, a polarização acaba por ampliar tese da candidatura própria do PT de Fortaleza, defendida sobretudo por Luizianne Lins (PT). (CM)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016