reportagem.dom 20/03/2016

Do carro para o ônibus. Como estimular a troca?

notícia 1 comentários

Quando se reduz o espaço do automóvel em Fortaleza, as reações mais comuns dos motoristas são de desgosto e revolta com a medida. Mas essa resistência pode afrouxar no momento em que eles, presos em congestionamentos diários, virem o transporte público fluir tranquilamente pelas faixas exclusivas e começarem a comparar os tempos de viagem entre um modal e outro. Ao menos, essa é a expectativa do vice-presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira.
 

O professor do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC, Felipe Loureiro, cita outro fator que pode contribuir para a migração do carro particular para o transporte coletivo: o constante aumento do preço da gasolina, que, na Capital, já ladeia os R$ 4. “Se o litro começar a custar R$ 10 da noite pro dia, e esse valor cobrado se reverter pro transporte público, a gente vai ter uma inibição do automóvel”, compreende.
 

O secretário-executivo da SCSP, Luiz Alberto Sabóia, acrescenta que 70% a 80% dos deslocamentos pendulares (casa-trabalho/escola-casa) têm de ser feitos pelo transporte público, e que, para atrair o usuário, o ônibus tem de oferecer conforto, daí os investimentos municipais no Bilhete Único, nas faixas exclusivas, nos carros com ar-condicionado e wifi e no aplicativo Meu Ônibus.

espaço do leitor
PAULO CAMELO 20/03/2016 21:36
O Transporte público em Fortaleza ainda está na idade da pedra lascada. Acorde, ETUFOR !!!
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>