Reportagem.dom 20/03/2016

Convivência. O futuro da mobilidade urbana

Enquanto cidades discutem a proibição do carro em algumas áreas, Fortaleza abre espaço para os meios de locomoção alternativos, mas ainda precisa se reinventar em prol da mobilidade
notícia 9 comentários
IANA SOARES
A redução do uso do carro particular nos centros urbanos depende de investimentos intensos em transporte coletivo confortável e seguro

Cotidiano

Se você tivesse o poder de redesenhar a cidade onde mora, como a planejaria? O que faria, por exemplo, para otimizar a mobilidade urbana? Como diminuiria a dependência dos automotores para longos deslocamentos diários? Retirar carros das ruas seria a forma mais viável de eliminar os engarrafamentos e garantir uma cidade mais harmoniosa e habitável? Buscando mais sustentabilidade, cidades estrangeiras como Oslo, na Noruega, cogitam abolir o uso do carro nos centros históricos e, a partir disso, dobrar os investimentos em transporte público. Fortaleza poderia seguir o mesmo rumo?

 

A capital cearense tem uma frota de pouco mais de um milhão de veículos (1.037.880), entre automóveis, caminhões, motocicletas, ônibus e outros, segundo os dados mais recentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Em paralelo, a estrutura que o Município dispõe para locomoção por outros modais ainda é imatura se comparada aos quilômetros de tapetes asfálticos que priorizam os automotores. Mas isso está mudando.
 

Há, atualmente, de alternativa ao deslocamento em carro: 96,6 km 

de faixa exclusiva para ônibus e táxis; 145,2 km de malha cicloviária (88,2 km de ciclovias e 60 km de ciclofaixas); uma linha de metrô (24,1 km de extensão) e outra de Veículo Leve sobre Trilhos (com 19,5 km).


Carro
“O modelo (de priorização do carro) é insustentável. Não dá mais pra gente continuar organizando a Cidade como se ela só existisse pros automóveis”, crava o secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia. Entretanto, ele pondera que esta gestão não pretende retirar o carro do trânsito, mas redistribuir a área de Fortaleza. Conforme dados da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o carro particular ocupa 75% do espaço urbano e só transporta 20% da demanda. O contrário é identificado com o transporte público.
 

Como consequências da quantidade de automotores, Sabóia cita aumento da poluição, sobrecarga do sistema de saúde (em virtude dos acidentes) e perdas econômicas e de apropriação dos espaços públicos.
 

Por isso, é tendência na Capital e em outras cidades orientadas pelo capitalismo que, cada vez mais, as pessoas deixem de ser proprietárias das coisas e passem a ser usuárias. Quem traça essa linha é o arquiteto e urbanista Fausto Nilo. “Quando se falou pela primeira vez em carro compartilhado, todo mundo achou que seria loucura, mas está crescendo mais do que se esperava”, diz. Ele comenta que isso já começou a acontecer na indústria cultural, com compartilhamento de música via streaming.
 

Para possibilitar a redução do uso do carro particular, faz-se necessária a oferta de uma rede de transporte rápida, acessível, segura e previsível. Além disso, precisariam ser adensadas (ou arrochadas) zonas urbanas, a fim de diminuir a extensão dos deslocamentos entre casa e trabalho/estudos.
 

O professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Felipe Loureiro, não acredita que o carro seja abolido da Capital, mas defende que o redesenho do trânsito tem de ser feito a partir de negociação. “A gente acredita muito no planejamento que parte dos problemas que estão sendo vivenciados pela população, envolvendo seus diversos atores”. 


O arquiteto e urbanista Abner Augusto também considera crucial não atropelar etapas e ouvir os anseios de todos os envolvidos, antes de tomar atitudes. Ele cita o especialista inglês em mobilidade, Alan Penn, que busca o ideal de que “todos possam ter um carro, mas não tenham a necessidade de usá-lo na maior parte do tempo”.

 

Números

1 mi é o total aproximado de veículos
da frota de Fortaleza ao final de 2015. Os dados são do Detran-CE


96,6
km é a extensão das faixas exclusivas
para o transporte coletivo em Fortaleza, conforme a Secretaria da Conservação  

 

Saiba mais

69,4 mil veículos foram acrescentados à frota da Capital em 2015, segundo o Detran-CE.

A próxima etapa
para tornar atraente o ônibus é diminuir as lotações nos horários de pico.

216 km de malha
cicloviária é a meta que a Prefeitura de Fortaleza estipula até o fim de 2016.

 

Multimídia
Veja vídeo sobre o assunto:
www.opovo.com.br/videos

espaço do leitor
MJ 22/03/2016 11:32
A AV. FCO SÁ JA DEVERIA TER SIDO ALARGADA A 30 ANOS, MAIS ESTÃO ESPERANDO PIORAR PARA FAZER UM ARRANJO DE ALARGAMENTO SEM CALÇADAS LARGAS E PADRONIZADAS E COM CANTEIRO CENTRAL ESTREITO E SEM ARVORES PARA SOMBREAMENTO, SRS. GESTORES PENSEM E REALIZEM A FRENTE DO SEU TEMPO, MUDEM SEJAM DIFERENTES REALIZEM PARA FICAR NA HISTORIA
joao f 22/03/2016 08:48
Carro compartilhado é marketing político. Não resolve nada. Não ajuda em nada. Cadê o metrô? Depois que tivermos metrô aí pode se falar de meios complementares.
Régis Brasileiro 21/03/2016 07:08
Sargento Hermínio e Silas Munguba + Oliveira Paiva alargadas imediatamente, com faixas exclusivas de ônibus. Metrô linha Leste saindo do papel. Seria um bom começo para um trânsito melhor.
markus 20/03/2016 15:14
NECESSITAMOS QUE OS TECNICO ADMINISTRADORES PUBLICO PENSEM GRANDE,FAÇAM PROJETOS PRA DEZ VINTE ANOS NÃO PRA TRES ANOS ,EM FUNÇÃO DA VERBA ,DO PENSAR PEQUENO,ACHANDO QUE NOSSA CAPITAL AINDA É UMA CIDADE DE MURO BAIXO...DEVEMOS TER MAIS ESPAÇO PRA MOBILIDADE FLUIR. OBRIGADO MARKUS
markus 20/03/2016 15:12
FORTALEZA É A CAPITAL MAIS MAL DISCIPLINADA E DE MAUS MOTRISTAS,VOCE AQUI ULTRAPASSA PELA DIREITA ESTACIONA EM QUALQUER LUGAR BUZINA TODA A HORA E E E NÃO SE VÊ UM AGENTE DE TRANSITO ORIENTADO OU DISCIPLINANDO ,SOMENTE MULTANDO.APENAS. NOSSO TRANSPORTE PUBLICO É PÉSSIMO. MOTORISTA MAL EDUCADOS NÃO RESPEITAM OS IDOSOS GRAVIDAS DEFICIENTES FISICO,NÃO SOLICITA A CADEIRA PARA OS MAIS VELHOS,ESTA ATITUDES É DO MOTORISTA,ELE ESTÁ NO COMANDO,ELE É QUEM MANDA . OBRIGADO MARKUS
Ver mais comentários
9
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>