Vida & Estilo.dom 31/01/2016

Praia de Iracema. O caminho provável do Edifício São Pedro

O Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, tem duas zonas de proteção legal. Em uma delas, pode ser erguida torre com 95 metros. Projeto polêmico está em avaliação
notícia 15 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18917, 'email': 'romulocosta@opovo.com.br', 'nome': 'R\xf4mulo Costa'})
Rômulo Costa romulocosta@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA
O Edifício São Pedro é tombado pelo Município desde setembro de 2015


Oito pavimentos de concreto armado em uma Fortaleza de alpendres e muros baixos. Quando o Edifício São Pedro surgiu, imponente, a Praia de Iracema ainda não era um espaço de encontro com a Cidade. O prédio não deixou de ser uma aposta do empresário Pedro Philomeno nos idos de 1951, quando a edificação foi concluída. No tempo em que as casas davam as costas para o mar, o edifício se abriu a ele.


 

Esses foram alguns dos motivos que transformaram esse equipamento em bem tombado pela Prefeitura de Fortaleza definitivamente em setembro de 2015. O local, no entanto, tem duas zonas de proteção diferentes. De acordo com a instrução de tombamento do prédio, a primeira zona possui “caráter de proteção rigorosa”. Esse espaço está sujeito a “rigoroso controle das intervenções”, de modo a impedir modificações que provoquem o “perecimento” ou “interfiram nas suas características, alterando a feição original ou ambiência da área demarcada”.


Segundo a instrução, serão permitidas alterações para “viabilizar acessibilidade ou adequação ao projeto de incêndio”, mas só quando exigidas por órgãos de segurança.


Já na segunda zona de proteção, localizada na porção central do prédio, a preservação tem caráter “diferenciado”. Conforme o texto, “serão admitidas intervenções necessárias para o funcionamento do edifício tais como acessibilidade, adequação ao projeto de incêndio, dentre outros”. É a esta área que se pretende incorporar uma torre de 95 metros ao edifício. O projeto foi submetido à Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) em meados de abril de 2015. No último dia 20, a proposta foi avaliada pela Comissão Permanente de Avaliação do Plano Diretor (CPPD), que aprovou os parâmetros urbanísticos apresentados pelos arquitetos responsáveis.


O projeto precisou ser analisado por essa comissão porque requeria alterar os padrões urbanísticos estabelecidos para aquela área. Legalmente, a Prefeitura pode conceder permissão nesses casos, desde que seja aprovada pela CPPD. No caso do projeto do Edifício São Pedro, os pedidos eram para alterar a taxa de ocupação, o índice de aproveitamento e o gabarito (o tamanho do prédio, já que naquela área o máximo permitido é de 72 metros).


Antes de receber o alvará da Prefeitura, o projeto deve passar ainda pela Célula de Licenciamento para Construção, na Seuma, e depois segue para avaliação da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secult), por se tratar de um equipamento tombado.


A proposta é que a torre a ser incorporada ao São Pedro funcione como hotel, mantendo os apartamentos periféricos à área central, após adequações de segurança e acessibilidade. As informações são do escritório Nasser Hissa Arquitetos Associados, responsável pelo projeto.


Saiba mais


Estrutura

Para Francisco Philomeno Júnior, proprietário majoritário do edifício, o projeto viabilizará a “revitalização do prédio e não mais uma reforma de recuperação pontual”. “A família se sente vaidosa em mais uma vez poder contribuir para a Cidade com um empreendimento ícone”, disse.

 

Conservação

De acordo com a Instrução de Tombamento, o atual estado do prédio é de “arruinamento, com diversos danos em toda a sua extensão”. Rachaduras e infiltrações são alguns dos problemas identificados na análise.

 

espaço do leitor
Bob 06/02/2016 20:07
Fala sério: o que esse edifício tem que justifique sua manutenção? bóra pra frente! Q seja demolido e dê lugar a um edifício moderno e útil, q com certeza embelezará muito mais nossa orla.
Aécio Oliveira 04/02/2016 19:57
Uma arquitetura horrorosa! Põe no chão e no lugar do prédio constrói o Largo do Haroldão!!!
JORGE 02/02/2016 15:36
Alguém conhece alguma área de convivência (praça que valha a pena, pista para esportes radicais como skate, etc) naquela área? Seria mais barato que reformar ou demoli-lo e construir algo mais no local. Não são tempos de austeridade? A quem interessa e por quê logo agora? Abre o olho população....
FULECO FULERO 02/02/2016 07:26
não faz sentido aplicar recursos nessa ruína anacrônica. Inventam-se argumentos na pretensão de captar dinheiro que irá parar nos bolsos das raposas de sempre. Não faz falta nenhuma á cidade e qualquer pessoa com o mínimo de senso crítico verifica isso. Mais uma peça publicitária para os políticos do atraso (alô Alfredinho?) e seus seguidores -zumbis.
Thiago Atanazio 31/01/2016 20:50
acho muito errado permitir mais um paredao ali na praia de iracema, impedindo a circulacao de ar e deixando a cidade mais quente, o correto seria limitar a altura da nova torra a altura atual, e a pelo menos 10 quarteiroes da praia limitar altura de qlq edificacao
Ver mais comentários
15
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>