FÓRUM COCÓ 15/04/2016

Integrantes de fórum vão apreciar proposta do Governo

notícia 0 comentários

A próxima reunião do Fórum Cocó está prevista para o dia 26 de abril. A ideia é que o grupo formado por representantes de mais de 20 entidades aprecie a proposta da Sema.

No texto sugerido pelo Fórum, além da criação da unidade de conservação e da definição sobre a área da poligonal, estava prevista em relatório a regularização nos moldes estabelecidos pela Cartilha de Regularização Fundiária de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após a criação do parque. O pedido deve ser reforçado.

O Fórum Cocó foi proposto em manifesto público divulgado no dia 20 de janeiro de 2015 pelo procurador da República Alessander Sales com o objetivo de somar esforços pela implantação e, sobretudo, preservação do parque.

“Se não tratarmos do rio, daqui a pouco o rio morre. O rio Cocó tem vida e não pode se transformar num Tietê”, defendeu o secretário Artur Bruno. Na reunião de ontem, ele reforçou a proposta para recuperar o rio que dá nome ao parque, que possui 42 km de extensão. A ideia é cuidar de toda a bacia, com proteção da nascente até a foz, por meio de parcerias entre Governo do Estado e prefeituras de Fortaleza, Itaitinga, Pacatuba, Maracanaú, Aquiraz e Eusébio.

Histórico

O primeiro decreto de proteção do Cocó é de 1986. Ele criou a Área de Proteção Ambiental do Vale do Cocó, com 700 hectares. Outros três decretos sobre o Cocó foram assinados: de Tasso Jereissati declarando área de 1.046 hectares, em 1989; de Ciro Gomes, em 1993, declarando área de 1.155,2 hectares; e de Cid Gomes, em 2008, declarando área de 1.312 hectares. Os decretos definiam as áreas como de interesse social para fins de desapropriação. Porém, a retirada das construções irregulares nunca foi efetivada. (Eduarda Talicy)

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano