FUNCEME 16/01/2017

"Não determinamos certezas", explica meteorologista

notícia 0 comentários


A todo tempo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) trabalha com probabilidades. No caso do prognóstico da quadra chuvosa, por exemplo, a instituição apresenta três possibilidades: chuvas acima, abaixo ou próximo à média histórica.


“Não determinamos certezas, tentamos antever o que vai ocorrer no futuro com probabilidades”, explicou o meteorologista Raul Fritz. A confusão entre possibilidades e certezas é uma das responsáveis por atribuir ao órgão erros de previsão. Mos últimos anos, a hipótese que a Funceme tem apontado como de maior probabilidade tem sempre se confirmado.


Conforme Fritz, é importante diferenciar previsões de curto prazo, que indica chuvas para os dias próximos, e previsões mais longas, como as de chuvas trimestrais.


“Na quadra chuvosa, por exemplo, a gente prevê a probabilidade, naquele período, de três cenários de chuvas. Geralmente uma probabilidade aparece mais que outras, é o que poderá acontecer com maior facilidade na natureza”, explicou o meteorologista.


Ele ressaltou que é importante observar o cenário indicado. Contudo, destacou a necessidade de considerar outras possibilidades, já que elas podem ocorrer, apesar das chances serem menores.


“Se a gente aponta a maior probabilidade de chuvas abaixo da média, acham logo que é seca, mas essa é só uma das probabilidades. Isso a população não entende.

 

Só levam em consideração o que é apontado como mais provável”, disse. (Igor Cavalcante)

> TAGS: ceará clima
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano