FÉ E CURA 27/03/2016

Para cuidar da alma e do corpo

Iniciativas como o projeto 4 Varas ampliam a visão de tratamento médico, com abordagem mais holística. Espiritualidade e medicina se unem em serviços ofertados em Fortaleza
notícia 0 comentários
RODRIGO CARVALHO
Francisca das Chagas (de preto) recebe o cuidado da voluntária Ana Célia

O cuidado com o ser humano não deve se centrar apenas em exames e medicamentos. É o que pensa o doutor Adalberto Barreto, professor da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e criador do projeto 4 Varas. Lá, o médico une todas as dimensões do humano em prol da cura. O caráter espiritual aparece como um dos fatores que podem contribuir para o bem-estar das pessoas, aliando-se às dimensões biológicas, psicológicas e sociais.

 

“Temos, no mínimo, essas quatro dimensões. Elas devem ser levadas em consideração diante do sofrimento, das doenças e das crises da vida. Reduzir a cura a apenas um aspecto é um desserviço”, defende o médico. No projeto 4 Varas, Barreto desenvolveu a terapia comunitária, em que a parte espiritual é valorizada no tratamento. “Nós fazemos uma dinâmica. Em determinado momento, a gente pede para que cada pessoa se conecte com a sua espiritualidade”, explica. Os cerca de 90 participantes realizam a atividade em silêncio, “buscando os seus valores”, como descreve Barreto.


Nesse caso, também não é levada em consideração uma religião específica. O médico diz que o importante é tentar estabelecer essa conexão com a fé, seja ela qual for. “A espiritualidade ajuda as pessoas a acreditarem primeiro em si. É isso que ajuda na saúde”, ele defende. Barreto ressalta que a espiritualidade pode ser um dos caminhos para o tratamento, mas nunca o único. “É importante que todas as dimensões estejam interligadas. Ninguém deve se tratar só com medicamentos, assim como não deve se tratar só com espiritualidade”, assevera. A medicina e a espiritualidade se unem no projeto 4 varas de modo holístico. Na massoterapia, se o paciente professar alguma fé, as massagistas realizam orações enquanto executam o trabalho. As curandeiras e as rezadeiras, seis no total, também auxiliam no trabalho médico.


Cleinha Rodrigues, 78 anos, é uma delas. De acordo com a rezadeira, há uma ligação entre as “doenças da alma” e o corpo. “É uma questão de energia”, assegura. “Nas mãos da gente tem uma energia curadora. A fé ajuda nisso. À medida que estou fazendo as massagens, vou rezando. Isso faz bem”.


Rede pública

O 4 Varas é um projeto de extensão da UFC que recebe apoio da Prefeitura de Fortaleza. Possui especialistas para tratar diversos tipos de enfermidades, mas os pacientes da rede pública só são encaminhados para lá quando tratados pelos Centros de Assistência Psicossocial (Caps).

 

“Dentro da rede, a gente não trabalha em uma perspectiva voltada para a espiritualidade. A gente, no entanto, mescla a biomédica e a psicossocial”, explica a assessora técnica da célula de saúde mental de Fortaleza, Andrea Maluf. De acordo com a gestora, alguns pacientes são encaminhados para tratamentos em projetos como o 4 Varas ou as Ocas Terapêuticas, que oferecem meditação e outros métodos que aproximam a espiritualidade e a saúde.


Os serviços fazem parte da rede substitutiva, que, segundo Andrea, ainda precisa de ampliação. “Essa rede ainda não tem as pernas que deveria ter para dar conta da demanda, que ainda é grande”, afirma. (Rômulo Costa)


"É importante que todas as dimensões estejam interligadas. Ninguém deve se tratar só com medicamentos, assim como não deve se tratar só com espiritualidade"

 

Serviço

 

Projeto 4 Varas

Onde: Rua Profeta Isaías, 456 - Pirambu

Informações: 3286 6041

 

Oca Terapêutica

Onde: Rua Contorno Norte, s/nº - São Cristóvão

Informações: 3488 3301 / 3256.8791

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>