14/02/2016

Vigorexia gera prejuízos físicos e sociais

notícia 0 comentários

A prática constante de exercícios físicos é crucial para o pleno funcionamento das atividades musculares ao longo da vida. No entanto, a busca excessiva pela hipertrofia muscular pode causar transtornos físicos e psicológicos graves. Entre eles, está a vigorexia.

 

O distúrbio psicológico é caracterizado pela insatisfação constante com o corpo. A doença afeta principalmente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos. De acordo com a psicóloga Gabriela Nunes, assim como ocorre na anorexia e na bulimia, nesses casos, a pessoa deixa de se enxergar como realmente é, passa a se achar ‘muito magro ou muito fraco’ e segue sempre em busca de um ideal de perfeição.


“Quando isso se transforma em transtorno, pode trazer sérios danos físicos ao corpo e também prejudica a vida pessoal do indivíduo. A pessoa deixa de ter convívio, gasta muitas horas do dia em uma academia”, ressalta a psicóloga. Ela alerta que nesses casos, o vigorético dedica-se somente a um ponto, ganhar músculos. “A vida deixa de ser equilibrada”


Ocorre também a adoção de uma dieta bastante restritiva e o uso excessivo de anabolizantes e suplementos alimentares. Nesses casos, os tratamentos mais recomendados são psicoterapias. “O objetivo é fazer com que a pessoa volte a enxergar como ela de fato é e aceitar-se”, conclui. (Eduarda Talicy)



espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>