CUIDADOS COM OS MÚSCULOS 14/02/2016

Cuidar dos músculos é um investimento de longo prazo

Com o envelhecimento, a tendência do corpo é a perda de massa muscular. Exercícios de força, como a musculação, são importantes aliados
notícia 0 comentários
CAMILA DE ALMEIDA
Ex-jogador de futebol, Seu Itamar Araújo, 65, sempre praticou atividade física

O corpo guarda em si toda a trajetória de nossos caminhos. Um corpo idoso, então, é repleto de memórias e muita vida pra contar. Seu Itamar Araújo, 65, é um dos que trazem no sorriso as lembranças da época em que foi atleta de futebol. Mas não é só. O vigor com o qual pratica exercícios físicos até hoje também denuncia os anos de atividades realizadas por ele. “Quem se exercita sempre está bem, é um alimento para o corpo e para a alma”, conta Itamar.

 

Ao longo do processo de envelhecimento, há uma tendência de perda da massa muscular, tanto no número de fibras, quanto na força, a chamada sarcopenia. De acordo com João Macêdo, médico e professor do Núcleo de Geriatria da Universidade Federal do Ceará (UFC), esse enfraquecimento gradativo pode resultar na perda da capacidade de realizar movimentos simples do cotidiano e até provocar quedas, um dos principais motivos de mortes de idosos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.


Além disso, como os tecidos musculares são a base de sustentação de ossos e articulações, o enfraquecimento deles pode provocar o excesso de esforço dos ossos e articulações, favorecendo a incidência de artroses. Atividades simples como subir escadas ou carregar objetos podem ser comprometidos devido ao enfraquecimento.


“A variação muscular em idosos é um sinal vital, assim como o é a pulsação e a pressão arterial”, afirma Macêdo. O processo de perda muscular pode ser atenuado com a prática de exercícios aliada à boa alimentação. Segundo o médico, muitos idosos optam por atividades aeróbicas como caminhada e bicicletas. No entanto, ele alerta que esses exercícios devem ser aliados aos de força, como musculação, que trabalhem diretamente os músculos. Outro equívoco, citado pelo profissional, é a ingestão de muito carboidrato na dieta e a retirada de proteínas, que são alimentos ricos para o fortalecimento muscular.


Dona Margarida Soares, 66, afirma que pratica exercícios de musculação há mais de dez anos e sente a diferença no dia a dia. “Eu consigo fazer tudo sozinha e não me machuco. Sinto que tenho bem mais disposição, cuido da minha casa, afasto móveis e boto até meu próprio garrafão de água”, orgulha-se.


De acordo com Laécio Chaves, educador físico do Sesc, o ideal é que as atividades físicas para idosos sejam combinadas entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos, as chamadas atividades de força. “A simples caminhada, por exemplo, não é suficiente para o ganho de força de um idoso. Esse fortalecimento tem de ser trabalhado com o uso cargas para o desenvolvimento ou mesmo a manutenção desses músculos, principalmente dos membros inferiores, que são o de maior sustentação”.


Ele alerta sobre a importância da avaliação anterior aos exercícios. “Muitas vezes o idoso chega na academia com determinada lesão e isso tem de ser bastante acompanhado por profissionais qualificados para que não corram riscos de lesões ou mesmo para que isso seja trabalhado de forma correta”, afirma Chaves. Para ele, o importante é lembrar que sempre é tempo de correr atrás do tempo perdido.

 

Autoestima

Além da função fisiológica, a prática constante de exercícios traz benefícios psicológicos ao idoso. “É um esforço grande que se faz ao longo da vida para se manter ativo, mas vale à pena”, defende a psicóloga Gabriela Nunes. De acordo com ela, conseguir conservar as atividades físicas e intelectuais refletem diretamente na autoestima e na qualidade do convívio social. “A nossa sociedade ainda não está preparada para integrar os idosos”, critica. Segundo ela, ter uma rotina, encontrar os amigos e poder trocar ideias é o ideal para que a pessoa continuem a se sentir atuantes, tenham autonomia e satisfação. (Eduarda Talicy)

 

“A variação muscular em idosos é um sinal vital, assim como a pulsação e a pressão arterial”, afirma o médico e professor da UFC, João Macêdo


SERVIÇO

 

Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade

Projeto do Corpo de Bombeiros que promove a prática de atividades físicas. É obrigatório que o idoso faça uma avaliação médica antes de participar das mesmas.

Tel: 3101 6585

Sesc Ceará

O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza acompanhamento multidisciplinar com a estrutura de um centro esportivo e Trabalho Social com Idosos (TSI).

Tel: 3452 9086

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>