O POVO CARIRI 03/12/2018 - 17h47

Viaje para Dubai, uma opção de cidade moderna e inusitada

Com passeios diferentes e estrutura inovadora, Dubai detém estilo singular que atrai turistas de todas as partes. A empresária juazeirense Patrícia Coelho escolheu o destino para passar um período de férias com os filhos e sobrinhos
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
ANSONMIAO/GETTYIMAGES
A descoberta do petróleo foi o principal impulsionador do desenvolvimento de Dubai

Luxo, glamour e modernidade. Se nos primórdios Dubai era lembrada por ser um local desértico, hoje é considerada a cidade mais famosa dos Emirados Árabes Unidos e, por isso, atrai turistas de todo o mundo. O local é conhecido por possuir lojas, hotéis e edifícios que enchem os olhos. Extravagância pura. Nas últimas décadas, a Cidade construiu arranha-céus que se destacam pela arquitetura inusitada. São ainda cerca de três milhões de habitantes na costa do Golfo Pérsico.

De acordo com a especialista em viagem Rose Rangel, Dubai pode ser considerada um estilo de vida. "A Cidade é famosa pelas suas obras grandiosas e seu cenário de tirar o fôlego. O bom é que a região não para de investir para receber bem os turistas estrangeiros. Eu digo que Dubai é um dos emirados mais autênticos do Oriente Médio."

A empresária juazeirense Patrícia Coelho foi uma das que se rendeu aos encantos de Dubai e decidiu conhecer seus detalhes de perto em outubro último. Segundo Patrícia, a vontade de conhecer o Emirado já existia há algum tempo, mas só em agosto decidiu, com o incentivo dos filhos, planejar a viagem, que durou 12 dias.
ACERVO PESSOAL
Patrícia Coelho e os filhos, Breno e Lara Coelho Machado

"É fantástico ver o desenvolvimento meteórico do Emirado em tão pouco tempo. Lá, o futuro já está acontecendo. O índice de desemprego é zero, a cidade é cosmopolita, com um povo muito acolhedor. Detentores de uma das mais ricas culturas orientais", conta.

A descoberta do petróleo foi o principal impulsionador do desenvolvimento de Dubai. Patrícia pontua que, além da beleza do local, admira a inteligência daqueles que transformaram Dubai no que ela é hoje. "O sentimento é de que, apesar do valioso recurso natural deles — o petróleo —, da forma inteligente de como o exploraram, contaram e contam ainda com a perspicácia e espíritos dos visionários empreendedores: Zayed bin Sultan Al Nahyan e, atualmente, do Mohammed bin Rashid Al-Maktoum, que transformaram o deserto em modernidade e pujança."

De Juazeiro do Norte para Dubai 
Patrícia conta que o destino da viagem foi, principalmente, desejado por seus dois filhos. "Quis presenteá-los com isso", conta.  Para o time ficar completo, dois sobrinhos da empresária também decidiram ingressar na viagem. "Por serem bem mais jovens que eu, me fizeram mergulhar de corpo e alma na curtição."

Para quem deseja conhecer Dubai, Patrícia dá algumas dicas para aproveitar melhor a Cidade. "Indico ir a partir de novembro, quando a temperatura está mais amena", afirma. 
A empresária pondera que alguns passeios são indispensáveis, como conhecer os bairros Downtown Dubai e Dubai Marina, além da cidade vizinha de Abu Dhabi. Visitar a Grande Mesquita e o deserto também são roteiros válidos. "Na verdade, indico mesmo é conhecer tudo, absolutamente tudo."

Para Patrícia, a viagem serviu para recarregar as baterias. "Depois de visitar outros locais do mundo que desejo conhecer, quero voltar a Dubai. Amo viajar. É como dizem: 'Viajar é trocar a roupa da alma'. Sem contar a oportunidade de conhecer outros povos, novas culturas, muitos aprendizados. É uma rica experiência."

Paradas obrigatórias
A cidade dos Emirados Árabes atrai aqueles que se interessam por uma cultura exótica e arquitetura diferenciada. O local é rodeado por prédios que superam as dificuldades que, supostamente, são colocadas pelo deserto, como areia e ventania. Confira:
FOTO: MIKLGUSEV/GETTYIMAGES

At The Top Burj Khalifa
Em Dubai, o passeio pode começar pelas alturas. O At the Top é o observatório localizado no arranha-céu Burj Khalifa. O edifício tem destaque por possuir 828 metros de altura e 160 andares. O prédio é considerado um dos mais altos do mundo e representa, para o Emirado, um elemento de modernidade. Burj Khalifa se encontra no bairro de Downtown e é cercado por outros prédios que trazem beleza para a área, como o Dubai Ópera e o Dubai Mall. O horário mais indicado para subir aos mirantes do Burj é no final da tarde, quando é possível ver o pôr do sol.
FOTO: ANDREYPOPOV/GETTYIMAGES

Palm Jumeirah
Ilhas artificiais também fazem parte do conjunto de locais indispensáveis do Emirado. Palm Jumeirah é a ilha mais visitada de Dubai por sediar o hotel Atlantis The Palm e, também, por ser ponto de partida dos saltos de paraquedas, hobby que atrai turistas. O local é cercado por condomínios de luxo, grandes edifícios e hotéis à beira-mar.
FOTO: 2GOOD2BEREAL/GETTYIMAGES

Dubai Mall
Beleza e extravagância são características visíveis do Dubai Mall, considerado o maior prédio do segmento do mundo. Com mais de mil lojas, o shopping é tão grandioso que é conhecido por fazer com que turistas se percam no seu interior. O local possui atrações capazes de entreter o turista por um dia inteiro, como rinque de patinação no gelo, visita ao Dubai Aquarium — aquário indoor, considerado um dos maiores do mundo —, complexo de entretenimento infantil e, ainda, um lago artificial, onde funcionam fontes luminosas.
FOTO: EASYTURN/GETTYIMAGES

Dubai Marina
O bairro é considerado pelos turistas um ótimo lugar para se hospedar e passear. Com um calçadão próximo ao mar, o local é tranquilo e possui diversas opções de cafés e restaurantes. Além disso, é ponto de partida para diversos passeios de barco. Para quem deseja conhecer mais do bairro navegando, é possível encontrar pacotes. Há, também, a possibilidade de apreciar o local andando de bike.
FOTO: LINGBEEK/GETTYIMAGES

Deserto de Dubai
Conhecer o deserto de Dubai é uma oportunidade de conhecer um pouco da origem do local. O passeio pode ser feito em carro 4x4. Há atrações reservadas para turistas, como visitas a resorts e passeios com camelos e de balões. Além disso, para quem tem disposição, há a alternativa de desfrutar de um jantar diferente em um acampamento desértico.

Checklist antes de viajar
Se pretende turistar em Dubai, fique por dentro de alguns detalhes sobre o Emirado:
Moeda: dirham dos emirados (AED) 
Idioma: árabe 
Fuso Horário: UTC + 4 horas (sete horas a mais que o horário de Juazeiro do Norte) 
Outros pontos de atenção: recomenda-se Certificação Internacional para Febre Amarela e brasileiros não precisam de visto para entrar em Dubai.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS