O POVO CARIRI 27/08/2018 - 09h00

Colômbia: confira os atrativos do destino sul-americano

Paisagens naturais e lugares históricos têm levado a Colômbia à lista de destinos preferidos dos turistas
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Charly Boillot/Gettyimages

Paisagens naturais, lugares históricos e praias caribenhas. Visitar a Colômbia é surpreender-se com o que o país tem a oferecer. A região, que por muito tempo foi sinônimo de narcotráfico e guerrilha, hoje se destaca no combate à violência e na mobilidade urbana. A nova realidade atrai turistas de todo o Brasil.

Com sua cultura sendo mais explorada, agências de viagens já registram um aumento na procura pelo país. “Em relação ao ano anterior, tivemos, em 2017, um aumento de 18% nas vendas efetuadas para a Colômbia”, pontua Cláudio Regis, gerente comercial da agência de viagem CVC Cariri.  
 
Quebra de paradigmas 
Colômbia foi o destino escolhido, em agosto de 2017, pela consultora de viagens Raquel Nogueira, 33. “A Colômbia é apaixonante. O receio que as pessoas têm de lá por conta dos cartéis de drogas é um verdadeiro preconceito. Hoje é um lugar seguro e belo, e possui uma infinidade de coisas para serem exploradas”, conta.

Raquel, que viajou com uma amiga, afirma que o país tornou-se uma referência de cultura. A agente de viagem conheceu a cidade de Bogotá e Cartagena e, de acordo com ela, os locais despertaram sentimentos inéditos. “Consegui realmente imergir de corpo e alma naquele país. É um povo hospitaleiro, clima amistoso e culinária espetacular. Além disso, a musicalidade do local me marcou muito, os pubs e restaurantes têm uma representatividade única.”
“A alguns quilômetros de Bogotá, achei espetacular e inesquecível a Catedral de Sal, em Zipaquirá. Fiquei impressionada com sua arquitetura. O Cerro de Monserrate também é um lugar deslumbrante, fica na Candelaria, onde podemos subir e descer de teleférico ou funicular. Em Cartagena, o que me marcou foi o Café del Mar, que fica em um forte à beira-mar. É um ambiente muito agradável.”

Parada obrigatória
Com atrações deslumbrantes, a Colômbia possui, em suas cidades, pontos turísticos que enchem os olhos. Veja alguns destinos:

Bogotá
Cercada por montanhas, Bogotá fica a 2.640 metros acima do nível do mar e é a maior cidade da Colômbia, com 7,2 milhões de habitantes. Rica em detalhes, cores e cultura, a capital possui centro histórico, ruas em paralelepípedos e casas com arquitetura colonial. Além disso, a região concentra museus renomados, como Museo Del Oro e Museo de Botero. À noite, a cidade também é movimentada, com diversos bares e restaurantes. Considerada uma das metrópoles latino-americanas mais interessantes, recebeu, em 2012, o título de “Cidade da Música” pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Cartagena
Cidade colorida que esbanja cultura e diversidade, durante um passeio por Cartagena, é possível respirar a história da colonização. Mesmo com praias exuberantes, a cidade provoca curiosidade por ser amuralhada. As casas com diversas tonalidades abrigam museus, centros de cultura, lojinhas, cafés, bares e restaurantes. A cidade foi tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984.  

Cabo de la Vela
Localizado em La Guajira e banhado pelo mar do Caribe, o local é considerado por muitos como um verdadeiro paraíso. Por ser difícil de chegar, só turistas aventureiros têm a oportunidade de conhecer. A praia possui atrações, como O Faro, localizado no topo de uma colina no extremo norte de Cabo de La Vela e que permite uma bela vista da paisagem; o Ojo de Água, pequena praia que não contém infraestrutura; e Pilón de Azúcar, uma colina de cor amarela que oferece belas vistas do mar.
cesar okada/gettyimages
O arquipélago de San Andrés é um dos locais mais procurados no País

San Andrés
O arquipélago de San Andrés é um dos pontos turísticos mais requisitados da Colômbia. Em pleno mar caribenho, o conjunto de ilhas é conhecido como Mar de sete cores, devido à diversidade de tons cristalinos do mar. É o destino ideal para qualquer viajante, desde o mais romântico aos aventureiros. À noite, a ilha do Caribe também é bastante movimentada, com baladas, bares e restaurantes.

Triângulo do Café
Para os amantes de café, a Colômbia pode reservar boas surpresas. O país da América do Sul é o terceiro maior produtor do produto do mundo e possui, nas regiões dos estados de Quindío, Caldas e Risaralda, uma rota rural denominada de Triângulo do Café. Esses lugares possuem infraestrutura e programações específicas para todas as idades. Visitas à fazenda, aulas de degustação de café, trilha para passear a cavalo e diversas cafeterias fazem parte do local. A cidade de Calarcá, por exemplo, oferece visita a uma fazenda de 35 hectares, onde são dadas aulas completas sobre o universo do café e os visitantes têm a oportunidade de colher seus próprios grãos. Já em Salento, parte do Triângulo do Café, as casas coloridas com traços coloniais, paisagens naturais e lojas de cafés dão o tom.

Para preparar a viagem
1. Para entrar na Colômbia, o brasileiro não precisa de visto. Porém, o prazo máximo de permanência é de 60 dias.
2. A moeda da Colômbia é o Peso colombiano (COP). A dica é levar dólar e trocar nas casas de câmbio locais.
3. A vacina contra febre amarela é obrigatória no país. Sem ela, o turista pode ser impedido de embarcar.
4. Saindo do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, as opções podem ser tanto o Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos como o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, que têm voos diretos para Bogotá.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS