LEVEZA 25/05/2018 - 17h00

Turismo zen: uma experiência de conexão e relaxamento

A nova tendência surge com a finalidade de proporcionar conexão entre corpo, mente e alma. Destinos com foco no autoconhecimento, a exemplo do Peru e da Índia, são propostas do segmento
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18751, 'email': 'estercoelho@opovo.com.br', 'nome': 'Ester Coelho'}
Ester Coelho estercoelho@opovo.com.br
Reprodução site Universo Indiano
Praia de Rishkeshi, conhecida como a capital mundial de yoga

Viajar para manter a vida saudável e equilibrada é novidade no mundo do turismo e objetivo do chamado turismo zen, modalidade que leva pessoas a viajar para praticar atividades de bem-estar, reconectar-se com si e buscar diminuir os níveis de estresse. Desde retiros à natureza, acampamentos, fazendas, centros de meditação e mosteiros, esse formato busca conectar o viajante à história e à experiência do local para o qual viaja.

O Ministério do Turismo classifica essa modalidade como turismo de saúde, que se ramifica em turismo de bem-estar. Este tipo de atividade está relacionada ao relaxamento e à manutenção da saúde em spas, termas, hidrotermais, balneários, resorts e centros terapêuticos holísticos. O órgão estima que, dentro do Brasil, viagens com essa motivação passam dos 10 milhões e diversas empresas já oferecem pacotes especializados no serviço.

A orientadora pessoal e master mentoring em Coaching corpo e mente Wanessa Moreira, de São Paulo, já organiza a terceira edição do curso Viagem Quântica e acredita que realizar um turismo zen proporciona a diminuição do estresse e um novo olhar para si mesmo. Com o tema "Integrar a sua sombra e a sua luz", viagem temática ocorrido em 2016 no México reuniu onze viajantes que participaram, por exemplo, de práticas de meditação diárias baseadas na física quântica - que se refere à forma em como nos comunicamos com o universo.

"A viagem é uma transformação, uma mudança. Não precisa ser nada radical; pode ser a maneira que me percebo ou se quero mudar minha história. Então vou para a viagem, me conecto com pessoas, vivo essa experiência. Trazemos conceitos e experiências para aplicar na vida cotidiana." A segunda viagem em grupo acontece em novembro deste ano e tem como destino o Vale Sagrado dos Incas, no Peru. No roteiro, momentos de integração, práticas de ioga e meditação tanto no hotel quanto nos pontos turísticos que aproveitam a energia que o local proporciona.

O espaço Clara Luz Yoga, no bairro Meireles, organiza pela primeira vez uma viagem de turismo e meditação para a Índia por meio da empresa de turismo temático Tashi Delek. Com a aventura, os viajantes vão poder experienciar um roteiro voltado ao relaxamento e conhecer quatro cidades indianas. "Os alunos pediam uma viagem à Índia para conhecer o berço do ioga. Por isso, resolvemos contemplar tanto essa parte e da medicina indiana quanto a turística," explica a instrutora de ioga Suyanne Moreira, responsável pela meditação durante a viagem.

Os integrantes do grupo vão partir por 15 dias rumo ao triângulo dourado, formado pelas cidades de Delhi, Agra e Jaipur. Durante os últimos cinco dias, eles também terão imersão total na capital mundial de ioga, a cidade de Rishkeshi. Lá, viverão aulas práticas com professores locais em templos. O grupo é aberto tanto para praticantes quanto para não-praticantes de ioga. A instrutora explica que o diferencial está nas sessões de ioga feitas durante toda a viagem: antes de deixar o hotel, será realizada uma sessão energizante a fim de que os visitantes possam preparar-se para a ida aos pontos turísticos. À noite, outra prática tem foco no relaxamento. 

"No turismo normal, só se vê os pontos turísticos. Com a prática [do ioga], adquirimos um olhar diferenciado, pois temos preparação física e emocional." Além das viagens para o exterior, o turismo zen é também feito dentro do Brasil. Spas, centros de meditação e hotéis que oferecem contato com a natureza podem integrar o roteiro. O essencial é possuir um momento de relaxamento e de promoção de bem-estar para restaurar as forças internas do viajante diariamente.

Serviço
@viagemquantica
@claraluzyoga
@tashidelekviagens

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS