PARA RELAXAR 30/03/2018 - 07h00

Conheça cinco piscinas naturais para explorar no Brasil

Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins são alguns dos estados que podem proporcionar aos turistas a experiência de visitar uma piscina natural
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'}
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Reprodução/Site Offletz
Porto de Galinhas está entre as praias com piscinas naturais mais conhecidas

Em clima de feriado, que tal aproveitar para conhecer locais repletos de belezas naturais e decidir o destino da próxima viagem? Independente se a preferência é por destinos litorâneos ou locais procurados para a prática de ecoturismo, incluindo o cerrado, é possível encontrar piscinas naturais de águas cristalinas, azuis, geladas ou quentes. Confira cinco delas, localizadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte brasileiras.

Porto de Galinhas - Pernambuco
Entre as piscinas naturais do Nordeste, Porto de Galinhas é, provavelmente, a mais conhecida. Localizada a cerca de 60 quilômetros de Recife, a praia pertence ao município de Ipojuca e é destino de muitos dos turistas que visitam Pernambuco. No local, jangadas e outras embarcações levam os visitantes às piscinas naturais, que se formam entre os arrecifes de coral durante a maré baixa, para fazer mergulhos com os peixes. A melhor época, para evitar períodos de chuva e curtir as praias e piscinas naturais, é entre agosto e março.

Divulgação/Secretaria de Turismo de Alagoas
Maragogi é conhecida como o Caribe brasileiro

Maragogi - Alagoas
Ainda no Nordeste, a 125 quilômetros de Maceió, Maragogi também está entre as praias com piscinas naturais mais procuradas da região e é conhecida como o Caribe brasileiro pelas águas cristalinas de tom azul turquesa. De acordo com a tábua de marés, dias de lua cheia e nova são os melhores para aproveitar. Os turistas podem visitar as Galés de Maragogi em passeios de lancha, jangada ou catamarã. Para curtir os dias de praia sem perigo de chuva, escolha ir a Maragogi entre setembro e março.
Divulgação
Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do País

Gruta do Lago Azul - Mato Grosso do Sul
Localizado a 20 quilômetros de Bonito e a cerca de 300 quilômetros de Campo Grande, a Gruta do Lago Azul atrai visitantes por ser um passeio por dentro de uma caverna, acessada por meio de uma trilha e uma escadaria. Depois de vencer o percurso de descida, o turista encontra um lago com águas azuis, rochas e formações geológicas. Apesar do lago ser convidativo a um mergulho, é importante lembrar que o local não permite banhos, apenas observação. Os meses de maio a setembro são os melhores para ir à região.
Divulgação
No Monte Roraima, a opção é visitar as jacuzzis

Monte Roraima - Roraima
Um dos pontos mais altos do País, com cerca de 2.800 metros de altitude, o Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, guarda muitas belezas naturais. O local conta com paredões, cachoeiras, formações rochosas, lagos e as famosas jacuzzis, piscinas naturais de águas geladas, formadas pela água da chuva acumulada em crateras cobertas por quartzo. O acesso ao Monte dá-se pela Venezuela. É necessário ir de Boa Vista, em Roraima, até a cidade venezuelana Santa Elena, de onde um veículo 4x4 conduz os turistas até Paraitepuy — distante cerca de 300 quilômetros da capital roraimense — do lugar, o percurso segue à pé. A melhor época para visitar o local é entre setembro e março.
Divulgação
Os fervedouros estão entre as principais atrações do Jalapão

Jalapão - Tocantins
Em meio ao cerrado tocantinense, o Jalapão — região que engloba diferentes municípios, áreas de preservação ambiental e também o Parque Estadual homônimo — está em alta para o ecoturismo. Entre as principais atrações estão os fervedouros, pequenas piscinas onde a água, que jorra do lençol freático para a nascente com muita pressão, faz com que o visitante flutue automaticamente e o impede de afundar. Oito deles estão abertos à visitação, entre os quais estão Fervedouro do Ceiça, Fervedouro Bela Vista e Fervedouro do Buritizinho. Os meses de maio a julho são os mais indicados para a viagem. Mateiros, uma das principais cidades do Jalapão, fica a cerca de 270 quilômetros de Palmas.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS