O POVO LOUNGE 13/01/2018 - 08h00

Turismo: a singularidade cultural e artística da Europa

Seja para o romantismo, agito, ou para explorar museus e lugares históricos, o Velho Continente merece ser desbravado pelos aventureiros que buscam requinte, glamour e conhecimento cultural. Confira o local sob a ótica do arquiteto e urbanista Carlos Otávio
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19144, 'email': 'diulianofreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Diuliano de Freitas'}
Diuliano de Freitas diulianofreitas@opovo.com.br
Viacheslav Lopatin/Shutterstock
O Coliseum é um dos principais lugares históricos da Itália

Formado por 49 países, o continente europeu é destino certo para aqueles que buscam aproveitar a vida da melhor forma possível. Belas experiências a contar sobre o local tem o arquiteto e urbanista Carlos Otávio, que, em 2015 e 2016, percorreu cidades como Veneza, Florença e Paris.

“A primeira viagem que realizei à Europa foi cheia de expectativas. Primeiro fiz um roteiro para aproveitar mais tranquilamente os lugares escolhidos. Resumi, portanto, as primeiras viagens em poucas cidades. No caso, Roma, Veneza, Firenze e Paris. E, como toda primeira vez é mesmo encantadora, eu me apaixonei. O período escolhido foi a primavera, estação em que toda natureza está florescendo novamente e o clima é perfeito.” Carlos Otávio explica que o encanto das artes plásticas, natureza e arquitetura, áreas do continente europeu repletas de peculiaridades foi o que mais chamou sua atenção.

“Ao longo do tempo, já fiz diversas viagens a diferentes lugares. Mas confesso que tenho uma grande predileção por roteiros por países da Europa.

Principalmente, Itália e França. Foi memorável quando passei um mês inteiro de férias na Toscana (região central da Itália), aluguei uma casa em Firenze e fiz diversos passeios incríveis por lugares preciosos e cidades encantadoras, campos verdes de uma cor inesquecível. Foi uma experiência maravilhosa. Amo esses países pela gastronomia, arquitetura. Nas artes plásticas, por exemplo, estão ícones da arquitetura mundial que fizeram história ao longo dos séculos e que ainda estão presentes nos dias de hoje.”

Acervo Pessoal
O arquiteto e urbanista Carlos Otávio conheceu o Musée de l'Armée, criado em 1905. O local soma coleções que abrangem memórias da antiguidade ao século XX

Particularidades
Um dos lugares mais visitados por turistas do mundo todo por ser berço da arte moderna, coberto por museus, palácios, igrejas e conjuntos arquitetônicos que carregam muitas histórias, requinte e glamour, a Europa é local onde é possível encontrar cidades-destinos.

Cada país e cidade europeia carregam sua singularidade, seja na gastronomia ou mesmo nos hábitos e características de moradores e monumentos de uma cultura distinta de séculos atrás.Com acervo cultural construído pela realeza e a nobreza ainda nos séculos XVIII e XIX, o Velho Mundo é um convite aos aventureiros que não perdem a chance de embarcar em destinos para reverenciar a arte, cultura e degustar os mais variados e diversificados sabores.

DETALHES EUROPEUS
Clima

Por estar localizada na zona temperada da Terra, as particularidades do clima de cada região da Europa podem ser identificadas com pequena variedade de temperatura. Os períodos continental e oceânico predominam em países como Portugal, Itália, França, Espanha e Inglaterra.

Período continental
É o período esperado por moradores e turistas que buscam curtir o verão europeu para aproveitar praias paradisíacas do leste do continente. O calor, entre junho e setembro, costuma ser quente com temperaturas que podem chegar a 35 graus, um convite aos amantes do calor.

Período oceânico
Tem como principal característica a grande quantidade de chuvas abundantes. Entre dezembro e março, a temperatura média pode chegar a menos 3 graus, ideal para quem busca aproveitar a neve, seja pelo friozinho, ou mesmo para esquiar.

CINCO CLÁSSICOSPARA CONHECER NA EUROPA
Para se aventurar pela Europa e aproveitar bem a cultura, arte moderna, museus, gastronomia, monumentos imponentes e tudo aquilo que o Velho Continente tem a oferecer para os viajantes de plantão, a Revista O POVO Lounge selecionou algumas das principais cidades. Com esse “roteiro” será possível aproveitar melhor o tour e cada momento da viagem.

Foto: Catarina Belova/Shutterstock

Roma
Capital da Itália, Roma é uma senhora bela de olhos vivazes. Carregada de cultura e arte espalhada em galerias históricas e museus como Capitolino e Galleria Borghese, a cidade leva também a tradição de grandes monumentos que estão marcados na história da Itália, como o Coliseu, em Roma, e a Galleria dell’Accademia, no sul de Florença.

Foto: Alex Tihonovs/Shutterstock

Ibiza
Localizada ao leste da Espanha e parte do arquipélago de Ilhas Beleares, Ibiza é a “princesinha” daqueles que não perdem a chance de curtir e aproveitar o sol de belas praias e paisagens paradisíacas. Por lá, o agito é tanto que a temporada de baladas começa ainda em junho e termina somente em outubro. Após o término da noite é possível acompanhar o pôr do sol na praia mesmo, além de ver o dia amanhecer em uma casa de shows de frente para o mar.

Foto: German_sh/Shutterstock

Veneza
No nordeste da Itália, Veneza é destino certo para aqueles que buscam calmaria e romantismo. A cidade faz parte de um grupo de ilhas separadas por canais que são ligados por pontes e, justamente por isso, são comuns passeios de barco para aproveitar o clima romântico que Veneza pode proporcionar aos casais.

Foto: Givaga/Shutterstock

Florença
Município da Itália, Florença é uma cidade que respira arte, cultura, aromas e sabores e é considerada um dos berços do renascentismo com obras encontradas nas Galleria Uffizi e Piazza della Signoria. Além disso, a cidade carrega uma arquitetura típica de séculos atrás, com esculturas espalhadas por todos os lados, o que pode caracterizá-la como um museu a céu aberto.

Foto: MarinaDa/Shutterstock

Paris
Conhecer Paris é mergulhar em histórias de antigas cidades romanas e encontrar arquitetura clássica a cada passo por suas ruas. A capital francesa guarda uma verdadeira concentração de tesouros da arte moderna e obras conhecidas, como Mona Lisa, Vênus de Milo e Código de Hamurabi, todas encontradas no Museu do Louvre, um dos principais do mundo.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS