NATUREZA 20/09/2017 - 15h10

Conheça a Chapada dos Veadeiros e o que ela pode reservar

Com cachoeiras de águas cristalinas e paisagens cinematográficas, a Chapada dos Veadeiros pode ser um verdadeiro refúgio para refrescar o corpo e a mente. Veja cinco pontos que não podem deixar de ser visitados no lugar
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19144, 'email': 'diulianofreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Diuliano de Freitas'}
Diuliano de Freitas diulianofreitas@opovo.com.br
vitormarigo/shutterstock
Mirante do Jardim de Maitreya, Cachoeira Loquinhas e Mirante da Janela são lugares que também compõem a paisagem da Chapada dos Veadeiros

Se você não dispensa uma aventura e sempre está pensando em incluir um novo roteiro Brasil adentro, a Chapada dos Veadeiros pode ser uma boa opção. Considerado uma unidade de conservação brasileira, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica no nordeste do Estado de Goiás e tem beleza natural, abrange uma área de 240 mil hectares de cerrado e espécies nativas e é um dos lugares onde a parada é obrigatória.

Com 60% de território na cidade de Cavalcante e outros 40% em Alto do Paraíso de Goiás, o local possui mais de 300 cachoeiras de grande e médio portes espalhadas pela reserva ambiental, um desfile de águas límpidas em um lugar cercado por natureza, repleto de aventuras e que pode proporcionar aos visitantes uma vista deslumbrante e de tranquilidade.   

Se você está se preparando para a próxima viagem e pretende incluir a Chapada dos Veadeiros no seu roteiro, as Revistas O POVO separam um guia com cinco espaços para você passar uma temporada em meio às espécies nativas do cerrado brasileiro.

Cataratas dos Couros
Formadas por cachoeiras, poços e corredeiras, as Cataratas dos Couros são destino certo para ecoturistas. O local possui uma sequência de quedas d'água que formam paisagens cinematográficas. Saindo de Alto Paraíso, elas ficam a 16 km de asfalto e depois mais 35 km de terra da cidade. A trilha é de nível fácil, mas pode ser perigosa sendo feita sem atenção e conhecimento de um guia que conheça a região.

Vale da Lua
O Vale da Lua é uma região peculiar e cheia de mistérios. O atrativo abriga inúmeras formações rochosas que foram esculpidas durante milhares de anos pelo rio São Miguel e lembram o território lunar. Para chegar ao Vale da Lua, é necessário fazer uma trilha de fácil acesso percorrendo 600 metros. O local fica próxima à Vila de São Jorge - são 11 km pela estrada principal da Chapada (GO-239) até chegar a uma pequena estrada de terra contornada por árvores do lado oposto ao Parque Nacional.

Almécegas
Situadas dentro da Fazenda São Bento, na cidade de Alto Paraíso, as cachoeiras Almécegas possuem duas quedas d’água e estão entre as principais atrações da Chapada dos Veadeiros. Para ter acesso e se refrescar em meio à natureza do local, é preciso seguir em uma estrada de aproximadamente 3 km, trajeto que pode ser feito de carro ou a pé. Uma das quedas d’água do ponto turístico despenca de uma altura de 45 metros em forma de véu de noiva, em uma piscina de águas verdes. Além disso, o lugar também é ideal para a prática de rapel.  

Cachoeira Santa Bárbara
Um dos grandes patrimônios do cerrado brasileiro graças às suas águas turquesas, a Cachoeira de Santa Bárbara fica localizada na cidade de Cavalcante. Para chegar até lá, é preciso percorrer, após Cavalcante, 25 km até a comunidade Kalunga Engenho II. Ao chegar na comunidade, é indicado procurar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para contratar um guia que cuidará do trajeto que será percorrido na aventura. Da comunidade até a cachoeira, são mais 6 km de distância, que podem ser percorridos de carro ou a pé.

Cachoeira Macaquinhos
A Cachoeira do Macaquinho é um circuito ainda não muito famoso na Chapada dos Veadeiros, mas que tem tudo para reservar muitas surpresas aos visitantes. O acesso ao local, por ser de difícil trajeto, pode ser dificultoso, provável motivo da Cachoeira Macaquinhos ainda não ser tão conhecida. Os visitantes que conseguirem chegar ao local podem encontrar poços de água cristalina e de cor verde esmeralda. As quedas d’água vão desde intensidades pequenas, formando hidromassagens naturais, a maiores. No local, é permitida a prática do nudismo.     

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS