tradição 07/09/2018 - 08h00

Desfile de 7 de setembro é celebrado no Brasil há 195 anos

Nacionalmente, principal comemoração tem palco em Brasília. No Ceará tradição segue forte em Fortaleza, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19158, 'email': 'pauloemanuel@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Emanuel Lopes'}
Paulo Emanuel Lopes pauloemanuel@opovo.com.br

Mateus Dantas / O POVO
Desfile do 7 de Setembro realizado na avenida Beira Mar, em Fortaleza, é um dos mais tradicionais do Estado
 Sem entrar no mérito de se houve ou não o grito de "Independência ou Morte", ou se essa independência, proclamada pelo então imperador do Brasil, D. Pedro I, foi realmente alcançada por esta nação américo-portuguesa, o fato é que desfiles em comemoração ao dia seguem populares. No Brasil, os principais ocorriam no Rio de Janeiro, depois migrando para Brasília. Desde 2003, o principal desfile de 7 de setembro é realizado na Esplanada dos Ministérios, capital federal, contando com a presença das principais autoridades civis do País.

Em Fortaleza o desfile tradicional é realizado na avenida Beira-mar, atraindo curiosos e patriotas. É o caso da educadora física Patrícia Lopes Ribeiro, que assiste todo ano a ele. Este ano, ao contrário dos anteriores, não vai poder levar a família porque a filha caçula, de 3 anos, está com otite. A família reside na avenida em que ocorre o desfile. "A gente fica na varanda esperando. Gosto de assistir principalmente os desfiles da Marinha e Aeronáutica, Colégio Militar... Então, quando eles se aproximam, eu desço pra ver de perto." Seu esposo, Ricardo Ribeiro, acompanha-a, mas não com o mesmo entusiasmo. "Ele acha bonito, vê da varanda, desce, mas não é muito de demorar."

A razão para o forte apreço tem raízes antigas: Patrícia estudou no Colégio Militar de Fortaleza, e desfilava todos os anos. "Quando a gente estuda lá, a gente fica emocionado por esse amor à pátria. Mesmo se não morasse aqui, viria sempre. Ainda chamo as amigas (risos). Pra mim, é uma realização. Acho que todo mundo deveria ter esse amor à pátria, carinho pelo nosso País. A gente só veste a camisa do Brasil na Copa."

Mateus Dantas / O POVO
Multidão enfrenta o calor para assistir ao desfile. Desfile continua atraindo a atenção dos brasileiros

Fortaleza
No Ceará, todas as principais cidades do Estado têm desfiles do tipo. Temas como diversidade cultural, cuidado com o meio ambiente e homenagens a policiais e militares mortos em serviço são alguns dos temas já escolhidos pelas cidades cearenses. Na capital cearense, o desfile é organizado pelo 10° Comando Militar do Exército, e contará com a presença de escolas, instituições públicas e privadas, além dos destacamentos militares. A sugestão é ficar atento às mudanças no trânsito da região.

Interior
Na região centro-sul do Estado, Quixadá é uma das cidades que possui um dos mais tradicionais desfiles, contando com fanfarras (grupos musicais que se utilizam de instrumentos de metal) e escolas que se preparam com antecedência. No entanto, uma mudança de última hora na programação pode prejudicar o evento, agendado para ocorrer no final da tarde. A Prefeitura acabou alterando a programação para o turno da manhã, como ocorrera em 2017.

Em Sobral, região norte, a concentração será pela manhã nos arredores do Teatro São João, centro histórico do município. A partir das 7 horas, cerca de 50 instituições como escolas, clubes de serviços e instituições públicas e militares deverão comandar as homenagens à pátria. Em Juazeiro do Norte, o desfile concentra-se na rua São Pedro, centro da cidade, e deverá contar com a participação de 14 grupos de fanfarras, 13 escolas e 12 instituições.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS