TECNOLOGIA 29/08/2018 - 07h00

Tire cinco dúvidas sobre o uso de internet por Wi-Fi

Espelhos podem interferir no sinal da internet? É possível saber quando alguém não autorizado está utilizando o Wi-Fi? Especialista esclarece cinco dúvidas sobre o tema
notícia 0 comentários
ViewApart / Getty Images
A presença de espelhos e a altura do roteador são fatores que podem influenciar no sinal Wi-Fi

Praticamente em todos os lugares aos quais se vai — seja casa de amigos, bares, restaurantes ou shoppings, por exemplo — é possível ter acesso à internet por meio de conexão Wi-Fi. Muitos, porém, ainda são os mitos e as dúvidas dos usuários sobre a segurança e as maneiras de melhorar o sinal wireless da internet doméstica. O diretor de engenharia da operadora de telecomunicações Linktel, Fabio Simonagio, respondeu a cinco dúvidas sobre o uso do Wi-Fi. Confira:

1.Como melhorar a segurança da rede?
Um dos cuidados indicados é verificar com frequência as atualizações disponibilizadas no site do fabricante do roteador e do dispositivo, além de usar uma senha forte. De acordo com Simonagio, o código deve ter números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas. Ele acrescenta que senhas com pelo menos 16 dígitos dificultam que pessoas não autorizadas tenham acesso à rede.

2. É possível detectar usuário "pirata"?
Os endereços IP e Mac address de todos os usuários conectados à rede são mostrados no roteador. Um sinal de que a internet está sendo utilizada por outras pessoas é haver algum dispositivo desconhecido ou estar conectado um número maior de dispositivos do que os que o usuário possui na rede.

3. Há alguma forma de melhorar o sinal?
A altura tem influência nessa questão. Conforme o diretor, quanto mais alto está o roteador, melhor o sinal, pois as ondas funcionarão como um "guarda-chuva".

4. Há equipamentos que interferem na rede?
Equipamentos como telefones sem-fio, por emitirem ondas eletromagnéticas, podem prejudicar a qualidade do sinal do Wi-Fi. Além disso, espelhos podem interferir na dispersão das ondas emitidas pelo roteador.

5. O uso de mais de um roteador melhora a internet?
Segundo Simonagio, não é recomendável utilizar mais de um roteador no mesmo local, pois pode haver interferência. Para ampliar o sinal, é indicado o uso de "repetidores", que aumentam a distância a qual chega o sinal. Há fabricantes em que roteador e repetidor trabalham juntos.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS