COMPRAS 15/11/2017 - 07h00

Saiba como se preparar para aproveitar melhor a Black Friday

Fazer a lista dos produtos que serão comprados e pesquisar a qualidade e valores em sites e estabelecimentos diferentes pode deixar as compras mais fáceis e prevenir prejuízos
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19144, 'email': 'diulianofreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Diuliano de Freitas'})
Diuliano de Freitas diulianofreitas@opovo.com.br
Fotos: Rodrigo Carvalho/O POVO
Ao ir às compras, é preciso ter paciência para pesquisar o mesmo produto em diversas lojas. Isso pode ser feito em sites, por exemplo

A Black Friday 2017, que acontece sexta, 24 de novembro, é considerada, por especialistas, um dos eventos mais esperados por consumidores de todo o Brasil. Pessoas aguardam ansiosamente o momento de abertura de lojas e liberação de produtos em sites para comprar itens que podem ultrapassar os 70% de desconto. Para aproveitar melhor a data e adquirir aquele tão sonhado objeto de consumo, é preciso, contudo, ficar em alerta e seguir alguns cuidados. Entre outras coisas, para sair às compras, é preciso fazer a lista daquilo que será comprado, especificar a qualidade de cada produto e saber o preço real das mercadorias que estão à venda.

Segundo Shandra Aguiar, coordenadora de educação do Núcleo do Consumidor e Administração Familiar da Universidade Federal do Ceará (UFC), o consumidor precisa montar uma listagem dos produtos que serão comprados para não mergulhar de cabeça e ficar com dívidas após a tão aguardada promoção. "Não é porque tem alguém dizendo que a loja está na Black Friday que você pode sair comprando tudo que está lá. Coloque em uma lista aquilo que possivelmente será adquirido e veja se realmente é importante para aquele momento depois de pesquisar a qualidade dos objetos em estabelecimentos distintos e comparar a qualidade de cada um, conta Shandra.

Em tempos de tecnologia mobile, a consulta de preços e busca por produtos tornou-se mais fácil e acessível

Para Claudia Buhamra, professora de marketing da UFC, os brasileiros e, principalmente, os cearenses, têm tudo para fazer boas compras durante a Black Friday. Para ela, em tempos de tecnologia mobile, a consulta de preços e busca por produtos tornou-se mais fácil e acessível, podendo ser feita com um simples clique antes mesmo de sair de casa. "Antes de ir às compras, é possível pesquisar preço de produtos como eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo, no próprio smartphone. Isso irá facilitar a busca pelo produto e a diferença de valores em cada estabelecimento para não sair no prejuízo", explica.

Pontos para ficar em alerta
Para que você realize boas compras durante a Black Friday, as Revistas O POVO selecionaram, a partir de informações passadas por especialistas, cinco pontos para realizar a melhor compra e não enfrentar problemas após as promoções.

1. Supostas fraudes
Nos últimos anos, houve acusações de fraudes e maquiagem de preços. Portanto, é preciso ter noção dos valores dos produtos que deseja comprar e fazer pesquisas para saber se realmente existem descontos significativos.

2. Planejamento para as compras
A ocasião é boa para comprar itens que estavam em seu planejamento, mas é importante ficar atento às compras por impulso para não ficar endividado por empolgação.

3. Diagnóstico financeiro
Especialistas recomendam que, caso não tenha realizado planejamento com antecedência, seja feito um diagnóstico de sua situação financeira. Assim, será possível saber exatamente o quanto poderá ser gasto.

4. Pesquisa de preços
Ao ir às compras, é importante ter paciência para pesquisar o mesmo produto em diversas lojas. Isso pode ser feito antes mesmo de sair de casa. Nas compras online, recomenda-se a aquisição de produtos apenas em sites confiáveis. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), tem uma lista de sites que estão na mira da justiça por não atender ao consumidor corretamente.

5. Compras de Natal
Se pretender antecipar as compras de Natal, faça uma lista das pessoas que têm a intenção de presentear, o valor que pode gastar com cada uma delas e as formas de pagamento. Caso já tenha se planejado e poupado para gastar na Black Friday, especialistas recomendam as compras à vista para não comprometer o orçamento financeiro dos próximos meses. 

Prazo de arrependimento
Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ao comprar determinado produto fora do estabelecimento comercial - como em lojas online ou por telefone, por exemplo - o cliente tem um prazo de até sete dias, a contar da data de recebimento do produto, para desistir da compra e solicitar a troca da mercadoria ou, ainda, solicitar o reembolso do valor cobrado.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS