SEMANA DA CRIANÇA 13/10/2017 - 08h00

Brincadeiras em praças: estímulo ao desenvolvimento infantil

Além de garantir a diversão das crianças, brincadeiras ao ar livre ajudam a desenvolver capacidades físicas, emocionais e sociais e podem ser praticas em ambientes coletivos. Confira onde encontrar cinco opções desses espaços em Fortaleza
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'})
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Alex Tihonovs / Shutterstock
As relações de grupo ajudam a desenvolver habilidades pessoais que serão aplicadas em outros momentos da vida

Andar de patins, bicicleta ou skate, pular corda, brincar com os colegas: as possibilidades de programação com as crianças podem ir muito além da rotina em ambientes fechados. Com playgrounds e espaço de sobra para inúmeras brincadeiras, conhecer e explorar as praças da cidade pode ser uma maneira de garantir a diversão dos filhos sem grandes custos, além de estimular o contato com espaços públicos.

A fisioterapeuta Jane Fontenele, especialista em desenvolvimento motor infantil, explica que as praças são espaços que oferecem muitos benefícios para o desenvolvimento da criança por permitirem a prática de diferentes atividades. O hábito de andar de bicicleta e de skate, por exemplo, aguça o interesse pelo esporte, ao mesmo tempo em que esses equipamentos treinam a coordenação motora e o equilíbrio, respectivamente.

Pelo caráter lúdico, de acordo com a fisioterapeuta, essas atividades facilitam o aprendizado das crianças, pois são realizadas por prazer. "Na maioria dessas praças, há playgrounds e, com isso, vão ter brincadeiras e jogos, tanto individualizados quanto em grupo. Por meio dessas atividades, a criança vai melhorar a parte de coordenação motora, a orientação de tempo e espaço e a própria parte cognitiva, de raciocínio", afirma.

Impacto na personalidade
Mais que simples brincadeiras, esses estímulos desde cedo também têm impacto na formação da personalidade da criança. As atividades coletivas, por exemplo, de acordo com Jane, facilitam o desenvolvimento da linguagem e de aspectos emocionais. "Muito do que aprendemos ou guardamos para a nossa personalidade nós pegamos da infância. Então, tudo que a gente consegue formar e deixar bem caracterizado desde cedo beneficia a formação de um adulto mais bem resolvido”, explica.

Além de trabalhar a capacidade de se comportar socialmente, as relações de grupo ajudam a desenvolver habilidades pessoais que serão aplicadas em outros momentos da vida. "Se uma criança tem dificuldade em alguma atividade e outra criança a estimula aprender e a superar, ela já entende que, se arriscar e tentar, pode conseguir", exemplifica a fisioterapeuta.

Passeios em Fortaleza
Em Fortaleza, há muitas opções de praças para dar um tempo na rotina e levar as crianças ou para serem palco das programações aos finais de semana. Confira cinco sugestões.

1. Praça Luiza Távora
Equipada com academia ao ar livre, pista de skate e estações do Bicicletar e do Mini Bicicletar. Nela está localizado o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart).
Onde: av. Santos Dumont, 1589 - Aldeota

2. Praça das Flores
Recentemente requalificada, tem academia ao ar livre, playground, boxes para venda de flores, quadra poliesportiva e estação do Bicicletar e do Mini Bicicletar.
Onde: av. Des. Moreira, S/N - Aldeota

3. Praça Argentina Castelo Branco
Oferece quadra para prática de esportes, playground e academia ao ar livre.
Onde: rua Deputado João Pontes, S/N - Bairro de Fátima

4. Praça da Imprensa
Conta com pista de cooper, caramanchão, área multifuncional e academia ao ar livre.
Onde: avenida Desembargador Moreira, esquina com a avenida Antônio Sales - Dionísio Torres

5. Praça dos Mártires (Passeio Público)
Uma das atrações naturais da mais antiga praça de Fortaleza é o centenário Baobá. Conta com restaurante que recebe atrações musicais aos finais de semana.
Onde: rua Dr. João Moreira, esquina com a rua Floriano Peixoto - Centro

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima