CURIOSIDADE 03/10/2017 - 19h02

O que são as gerações Baby Boomer, X, Y, Z e Alpha

Gerações baby boomer, x, y, z, alpha. Você sabe o que é cada um desses termos? Do pós-guerra a um ambiente altamente tecnológico, muitas mudanças aconteceram e influenciaram a maneira das pessoas se comportarem
notícia 0 comentários

Shutterstock/Rawpixel.com
Das televisão de tubo aos smartphones, cada geração se diferencia na forma de consumir e de se relacionar
Inicialmente, as gerações eram classificadas a cada 25 anos. Por conta do avanço tecnológico e consequente influência nos hábitos culturais e sociais, essa divisão passou as ser feita a partir, justamente, das relações entre o homem e os equipamentos tecnológicos. Da popularização da televisão de tubo aos smartphones, cada geração se diferencia na forma de consumir e de se relacionar em sociedade. Confira as principais características de cada uma das cinco últimas gerações.
Foto: Shutterstock/Maxx-Studio

1. Geração Baby Boomer
A geração de “explosão de bebês” foi um reflexo do aumento demográfico após a Segunda Guerra Mundial, entre  as décadas de 1950 e 1960, sobretudo nos Estados Unidos. Essas pessoas tiveram como grande influência a comunicação televisiva. Por meio do aparelho, ideais de liberdade e manifestos eram propagados entre os jovens. Contrapondo a ideia de guerra, essa geração se mobilizava por meio de música e de protestos contra conflitos armados. Representantes significativos dessa fase são os hippies, que lutavam contra a Guerra do Vietnã. Hoje, as pessoas dessa geração têm em média 60 anos e costumam ocupar posições significativas em instituições.

Foto: Shutterstock/Shaiith

2. Geração X
Geração nascida após o “Baby Boomer”  que viu o surgimento do computador, celular e internet. A geração X é para aqueles que nasceram de 1960 até o final de 1970. A expressão “Geração X” foi criada pelo fotógrafo Robert Capa em 1950, que mais tarde usou o nome para titular um ensaio fotográfico sobre homens e mulheres jovens que cresceram depois da  Segunda Guerra Mundial. O termo definia uma juventude que não gostavam de rotinas e que possuía um futuro incerto.

Foto: Shutterstock/Dmytro Zinkevych

3. Geração Y
Também conhecida como geração do milênio ou da internet, a geração Y é aquela das pessoas nascidas entre os anos de 1980 e início dos anos de 1990, exatamente na mudança do milênio. Essa geração é conhecida assim por serem os primeiros a nascerem em um mundo já globalizado, com tecnologias surgindo a todo instante e, justamente por isso, se caracteriza por ter vivenciado os avanços tecnológicos e a transformação de alguns países em potências mundiais. Suas principais características são estar sempre conectados nas plataformas digitais; na maioria das vezes preferem computadores a livros; viver em redes sociais; trocar de emprego com maior frequência e buscar sempre novas tecnologias.
Foto: Shutterstock/Rawpixel.com

4. Geração Z
Nascidos após o ano de 1995 até 2010, os jovens da Geração Z são nativos digitais: chegaram ao mundo em uma época em que a internet já existia e tiveram a tecnologia presente na infância e adolescência. De acordo com estudiosos, eles têm uma percepção de mundo e de tempo diferentes, muitas vezes não diferenciando o mundo online do offline. Entre as principais características estão a conectividade, o uso constante de aparelhos tecnológicos, busca por flexibilidade de horários, menor ambição e mais interesse em empreender.
Foto: Shutterstock/Antonio Guillem

5. Geração Alpha
Mais conectadas à tecnologia, as pessoas que nasceram de 2010 para cá fazem parte do que o pesquisador australiano Mark McCrindle chama de geração Alpha. O sociólogo afirma que elas são mais independentes e têm maior capacidade de resolver problemas do que as gerações de seus pais e avós. Isso porque essas crianças já nasceram em ambientes repletos de aparelhos tecnológicos, estímulos sensoriais e novas ferramentas de ensino - e com uma intimidade com smartphones e tablets que pode até assustar os pais. Ainda é cedo para definir toda a geração - que inclui pessoas que ainda vão nascer até 2024 -, mas especialistas projetam que serão pessoas mais curiosas e que se relacionam de maneira menos hierárquica.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS