REVISTA O POVO NOIVAS 03/06/2016 - 15h02

Casamento em tempos de mídias sociais

Vários cuidados são necessários quando se quer falar do próprio casamento nas mídias sociais. Nada de falar demais para não estragar a surpresa
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19077, 'email': 'marianaamorim@opovo.com.br', 'nome': 'Mariana Amorim'})
Mariana Amorim marianaamorim@opovo.com.br

Hoje, as redes sociais servem como um grande diário público ou de autobiografia, principalmente na era do smartphone. Mas quando o assunto é casamento, a indicação é de uso moderado. De acordo com o iCasei, site especializado em casórios, é preciso ter cuidado ao utilizar as plataformas digitais. Evitar saturar os amigos e convidados da festa nas mídias e manter algumas surpresas e o clima de suspense e expectativa são algumas dicas. Veja como não exagerar nas redes sociais e manter a organização do grande dia sob controle.

Para os noivos
Incentive as fotos
Todos os seus convidados podem fazer registros lindos e divertidos da sua festa de casamento. Para encorajar, lance uma hashtag do casamento. Isso também ajuda depois, na hora de ver as fotos que eles compartilharam nas redes sociais. Cabines fotográficas, painéis decorativos e plaquinhas imitando o Instagram fazem sucesso.
Divulgue a Hashtag “oficial” no local da festa/ cerimônia
É difícil que os convidados lembrem-se da hashtag no dia do casório. Que tal incluir uma plaquinha com essa informação na decoração?
Crie um site
Fica fácil de organizar e mais simples de os convidados entenderem. Nos sites é possível criar post com detalhes do casório, centralizar informações e atualizações. Depois, basta compartilhar a página no Facebook (ou em outra plataforma) para os convidados clicarem e confirmarem presença online.
Mapa virtual
Para facilitar o percurso dos convidados, disponibilize – online – a localização da cerimônia e da recepção. Vale usar o whatsapp e os velhos mapinhas.
Mais fotos
Criar um espaço privado no Flickr, Pinterest, Instagram ou Facebook para que os seus amigos e familiares publiquem simultaneamente as fotos do seu casamento. Assim você vai ter acesso a todas elas sem ter que ficar insistindo durante meses para que te mandem aquele e-mail.
Vencendo distâncias
Para quem tem amigos e familiares longe, uma saída é a retransmissão do casamento por Skype, Periscope, Facetime e Streaming. Assim, a distância diminui e todos podem ficar pertinho.
Obrigada
Depois da festa, agradeça a presença dos convidados pelas redes sociais, seja pelo Facebook ou por mensagem privada no whatsapp. Com certeza vai ser uma agradável surpresa para todos!
O que não fazer nas mídias!
Anuncie o noivado pessoalmente

Familiares mais próximos e amigos merecem ouvir a notícia pessoalmente. Aqueles que gostam muito das funcionalidades das redes sociais podem fazer um evento do tipo “Save The Date” (salve a data) e marcar um encontro pessoal para deixar os usuários curiosos e, na hora, fazer o anúncio com todos reunidos.
Prefira os convites físicos
Quando se trata de casamentos, vale a pena investir em convites físicos, mesmo no caso de cerimônias informais. A ferramenta de eventos do Facebook é ótima para conectar amigos mais distantes. Mas, nesse caso, ela pode ser deselegante. Se o casal, de qualquer modo, deseja muito enviar versões digitais, pode-se criar o evento em paralelo – mas só depois de mandar os cartões físicos.
Exagerar nas publicações
Publicar TUDO sobre a organização do seu casamento não pega bem. Em primeiro lugar porque os convidados podem perder a expectativa e em segundo, porque é super chato ter um amigo que não consegue mudar de assunto.
Preserve as surpresas

Guarde os momentos importantes. O vestido, o penteado e algumas outras coisas têm que ser surpresa, sim! Caso não consiga se segurar, lembre-se de ativar a configuração de post personalizado para restringir as publicações a um número seleto de pessoas.
Discrição
É proibido criticar qualquer pessoa que esteja relacionada com o seu casamento (amigos, família, fornecedores). Nada de lavar roupa suja nas redes sociais! Fale pessoalmente.  Evite também mandar recadinho para quem não foi ao seu casamento via mural do Face. Fica muito chato!
Cuidado com o ‘Tempo Real’
Evite publicar fotos dos seus convidados em situações que podem ser constrangedoras. Uma festa de casamento pode ter várias cenas divertidas, mas que não devem ser postada em redes sociais. Principalmente sem um aviso prévio.
Alerta para os convidados
Não atrapalhe o fotógrafo

A vontade de registrar o momento com a câmera do smartphone é grande, mas isso não deve atrapalhar as fotos oficiais do casamento. Antes de fazer seus cliques, observe se você não está entrando na frente do fotógrafo profissional ou se sua mão não vai sair na foto.
Cuidado com fotos de crianças
Daminhas e pajens são, na maioria das vezes, as atrações principais depois da noiva. Porém, fotos de crianças sem a devida autorização dos pais jamais devem ir para redes sociais! Antes de clicar os pequenos, procure os responsáveis.
Aposte na “Selfie”
Para não publicar fotos que possam incomodar ou constranger alguém, a melhor saída é focar em si mesmo. Como convidado tire uma selfie e evite focar nas outras pessoas. Para fotos em grupo, use o bom senso: envie a imagem para todos e evite divulgar as fotografias com expressões faciais estranhas ou cenas constrangedoras.
Privacidade
Procure não fazer publicações "abertas" em sua "timeline", a menos que tenha certeza que não há problemas em divulgar o conteúdo. Use os recursos que limitam o acesso à postagem e só permita que as imagens publicadas por terceiros apareçam em sua página após a sua aprovação.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS