Aprendizado 25/07/2018 - 08h00

Compreender rótulos auxilia na alimentação saudável

Com diversas informações, os rótulos das embalagens nem sempre são simples de serem compreendidos. Nutricionista explica para quais informações o consumidor deve ficar mais atento na hora da compra
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
Foto: Gettyimages/Ridofranz
O consumidor deve ficar atento às quantidades de cada ingrediente nos produtos

Nas idas ao supermercado, os consumidores têm acesso a uma variedade de produtos. Com a tendência recente de alimentos mais saudáveis, a percepção do público em relação ao que se consome aumentou. Dessa forma, ler os rótulos das embalagens é fundamental para entender os ingredientes que compõem os alimentos. 

Nas embalagens dos alimentos estão presentes informações de quantidade de cada nutriente. Nesse ponto, é importante se atentar ao valor diário (%VD) indicado para consumo, juntamente do valor correspondente ao nutriente dentro do produto consumido. De acordo com a nutricionista Mariana Frota, se deve observar esse ponto com atenção, para que nenhuma informação enganosa consiga passar pelo consumidor. “Às vezes, o alimento diz que é rico em fibra, mas no produto inteiro. É interessante olhar a quantidade da porção que vai ser ingerida”, conta.

Outra informação obrigatória nas embalagens é a lista de ingredientes. A ordem de quantidade de cada item ocorre da esquerda para a direita, sempre com o primeiro ingrediente sendo o que está em maior quantidade, seguido, em ordem decrescente, pelos demais. Sobre isso, Mariana alerta que uma barra de cereal, por exemplo, caso tenha o açúcar como primeiro item pode não ser saudável como aparenta. Sobre a procura por mais informações dos clientes, a nutricionista explica que pelo acesso fácil ao conhecimento nas redes sociais, quem a procura já aborda essa temática.

Um problema percebido pela especialista está no tamanho da fonte utilizada para a lista de ingredientes. Caso seja muito pequena, dificulta a leitura de algumas pessoas. Já os valores nutricionais tendem a estar mais visíveis. Alguns produtos, porém, já vêm com avisos de possíveis substâncias que provocam alergias, como leite e glúten. 

Questão de conhecimento

Até começar a ter acompanhamento de uma nutricionista, a psicóloga Ylanna Ribeiro diz nunca ter se atentado ao conteúdo dos alimentos. Após aprender sobre como as informações contidas nos rótulos podem ser benéficas, passou a buscar produtos com baixo teor de açúcares, por exemplo. “Hoje,consigo diferenciar os tipos de farinha de trigo, onde está a localização de açúcar nos rótulos, que tem de ser uma últimos ingredientes”, conta.

Sobre a acessibilidade das informações, a psicóloga ainda considera que os dados poderiam ser colocados de forma mais clara. “Eu ainda tenho algumas dúvidas. Eles colocam a quantidade de gramas [dos nutrientes], mas você ainda tem que tirar a porção”, ressalta. Para quem deseja aprender mais sobre o que está contido nas embalagens, Ylanna diz que considera como primeiro passo a visita a um nutricionista, para conhecer os detalhes e o que é benéfico para cada um. 

Dicas da nutricionista Mariana Frota

- Na lista de ingredientes, o primeiro item sempre é o que está em maior quantidade no alimento, seguido, em ordem decrescente, pelos demais
- Observar as informações de valores de gramas e porcentagens contidos em cada nutriente
- Diferenciar a quantidade de valor diário (%VD) recomendado do valor da porção que será ingerida

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS