A prática de exercícios é muito importante para manter a saúde e, claro, a forma física. PresenteS desde a infância até as fases adolescente, adulta e idosa, os treinos ajudam a emagrecer de maneira saudável e a evitar doenças que podem ser causadas pelo sedentarismo. Aos que querem exercitar-se, as opções são muitas: esportes, musculação, dança, yoga, entre outras. Para quem escolhe a musculação, um dos motivos que dificultam a assiduidade e a continuidade da prática é a falta de tempo de ir à academia. Por isso, muitos optam por praticá-la em casa.
Para Carlos Alberto da Silva, professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e doutor em Medicina, o mais indicado é que os exercícios físicos sejam acompanhados por um profissional, mas, diz, se não houver essa possibilidade, é importante ter alguns cuidados antes de iniciar a praticar o exercício residencial. "Antes de começar, a pessoa deve, no mínimo, a fazer uma avaliação física e um checkup médico pra ver se tem que algum problema, como cardiovascular ou físico, que possa impedir a prática."
De acordo com o educador físico, o indicado é que as sessões aconteçam pelo menos três vezes na semana. O tempo do exercício varia de acordo com a disponibilidade da pessoa. "Se ela tem dez minutos livres, pode fazer duas vezes ao dia: dez minutos pela manhã e dez minutos à noite. Se tiver poucos minutos no dia, faz mais sessões durante a semana. O importante é não ficar parado", explica. O tempo máximo sugerido pelo professor é de 50 minutos diários.
O treino
Durante o período de preparação, também deve ser feito um planejamento mínimo da sequência de exercícios que serão realizados no treino. "É interessante começar com um exercício dinâmico para o aquecimento. O alongamento antes do treino é um pensamento antigo. É mais importante fazer um exercício dinâmico antes de começar", afirma. Outro fator que deve ser considerado é o uso de roupas apropriadas.
Na hora da realização de cada exercício, é possível assistir a vídeos para se certificar de que os movimentos são feitos de maneira correta. "A pessoa pode usar essa ferramenta durante a prática para ver orientação técnica do exercício e segui-la. A técnica é mais importante do que carga alta", explica o professor.
Entre os exercícios indicados para fazer em casa estão o movimento de prancha, o agachamento livre, a corda, os abdominais, a barra — se dispuser de equipamentos —, a flexão de membros superiores e inferiores. Objetos da casa podem auxiliar também. "Por exemplo, uma cadeira pode ser usada para fazer flexão de braço. Em um tapete é possível fazer movimento de prancha", aponta.
Atento à alimentação
Com o início da prática, é importante ficar atento à alimentação para alcançar os resultados desejados. "Cuidar mais da nutrição ajuda no processo de busca da saúde e da perda de peso. Só o exercício tem pouco impacto na perda de peso", pontua Silva. Assim, é interessante fazer uma mudança dos hábitos alimentares e investir na alimentação saudável.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Copyright © 1997-2016