Para aqueles que desejam perder peso em pouco tempo, a dieta low carb é uma grande aliada. O método propõe uma reeducação alimentar por meio da redução de carboidratos ingeridos no dia a dia. Na alimentação convencional, a orientação é consumir de 50 a 55% do nutriente. Já na low carb, de todas as calorias ingeridas no dia, apenas 45% deve vir do carboidrato.
De acordo com a nutricionista Lívia Freitas, por provocar a perda de peso e a redução de gordura corporal, a dieta pode ser benéfica para pessoas acima do peso e combater algumas doenças. "A dieta low carb pode melhorar o controle da glicemia, sendo favorável para diabéticos", destaca. A profissional ressalta que a dieta também pode gerar redução de risco cardiovascular por diminuir os níveis triglicerídeos.
Para seguir à risca a proposta da dieta, a nutricionista Olga Serra, que hoje está fazendo pós-graduação em Nutrição Low Carb, afirma que é necessário adotar e retirar alguns alimentos do cotidiano. "Os alimentos permitidos são verduras, carnes, frutas com baixo teor de açúcar e carboidratos, salada, berinjela, abacate e couve", pontua.
No entanto, outros alimentos precisam ser excluídos da alimentação diária. "Bebidas alcoólicas, pão, mesmo que integral, macarrão instantâneo, salgadinhos, óleo, refrigerante e tudo que não for natural precisam ser retirados da alimentação", afirma. Segundo Olga, muitos fazem a dieta de forma errada. "Muitas pessoas chegam a meu consultório achando que estão fazendo low carb comendo cuscuz, bolacha água e sal e tapioca", conta.
Cuidados antes de começar o low carb
A nutricionista esportiva e funcional Caroline Mota frisa que, para embarcar nessa dieta, é necessário ter o acompanhamento de um profissional qualificado. "O desequilíbrio no plano alimentar não orientado pode gerar restrições severas que levam a deficiências nutricionais graves e resultados não duradouros." Além disso, a profissional destaca que o objetivo da pessoa sempre deve estar associado às práticas frequentes de exercícios físicos e um cuidado com a saúde mental. "Afinal, ser saudável é cuidar do corpo e da mente", finaliza.