alimentação 23/04/2018 - 07h00

Conheça os benefícios da dieta low carb

O formato, além de contribui para a perda de peso, pode ajudar no combate a alguns problemas de saúde, como diabetes e riscos cardiovasculares
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Foto: RitaE/PixaBay
Para iniciar a dieta, é necessário buscar orientações de um profissional qualificado

Para aqueles que desejam perder peso em pouco tempo, a dieta low carb é uma grande aliada. O método propõe uma reeducação alimentar por meio da redução de carboidratos ingeridos no dia a dia. Na alimentação convencional, a orientação é consumir de 50 a 55% do nutriente. Já na low carb, de todas as calorias ingeridas no dia, apenas 45% deve vir do carboidrato.
 
De acordo com a nutricionista Lívia Freitas, por provocar a perda de peso e a redução de gordura corporal, a dieta pode ser benéfica para pessoas acima do peso e combater algumas doenças. "A dieta low carb pode melhorar o controle da glicemia, sendo favorável para diabéticos", destaca. A profissional ressalta que a dieta também pode gerar redução de risco cardiovascular por diminuir os níveis triglicerídeos.
 
Para seguir à risca a proposta da dieta, a nutricionista Olga Serra, que hoje está fazendo pós-graduação em Nutrição Low Carb, afirma que é necessário adotar e retirar alguns alimentos do cotidiano. "Os alimentos permitidos são verduras, carnes, frutas com baixo teor de açúcar e carboidratos, salada, berinjela, abacate e couve", pontua. 
 
No entanto, outros alimentos precisam ser excluídos da alimentação diária. "Bebidas alcoólicas, pão, mesmo que integral, macarrão instantâneo, salgadinhos, óleo, refrigerante e tudo que não for natural precisam ser retirados da alimentação", afirma. Segundo Olga, muitos fazem a dieta de forma errada. "Muitas pessoas chegam a meu consultório achando que estão fazendo low carb comendo cuscuz, bolacha água e sal e tapioca", conta.
 
Cuidados antes de começar o low carb
A nutricionista esportiva e funcional Caroline Mota frisa que, para embarcar nessa dieta, é necessário ter o acompanhamento de um profissional qualificado. "O desequilíbrio no plano alimentar não orientado pode gerar restrições severas que levam a deficiências nutricionais graves e resultados não duradouros." Além disso, a profissional destaca que o objetivo da pessoa sempre deve estar associado às práticas frequentes de exercícios físicos e um cuidado com a saúde mental. "Afinal, ser saudável é cuidar do corpo e da mente", finaliza. 
 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS