exercite-se 19/02/2018 - 07h00

Veja benefícios do treinamento funcional, corrida e beach tennis

Comemorado nesta segunda, o Dia do Esportista tem como base o incentivo e a valorização dos benefícios que o esporte proporciona. Visitamos a avenida Beira Mar para saber mais sobre as vantagens dessas três modalidades de exercício físico
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Foto: Camila de Almeida
É recomendável praticar pelo menos 150 minutos de exercícios semanalmente

Nesta segunda, 19, é comemorado no Brasil o Dia do Esportista. A data instituída por legislação da década de 1990, popularmente conhecida como Lei Zico, tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear os praticantes de esportes - embora a lei federal 9.615/98 tenha revogado aquela legislação, a data continua a ser celebrada no País. Correr, caminhar e pedalar são hábitos saudáveis que, se realizados regularmente, garantem qualidade de vida ao praticante. Os exercícios somados a uma alimentação equilibrada contribuem para a longevidade, conceito atualmente em bastante evidência. 

Segundo Rômulo Veras, diretor da Associação das Assessorias Esportivas em Atividades Físicas do Ceará (AEAF-CE), é possível perceber uma procura constante por esportes ao ar livre em Fortaleza nos últimos anos. "Beach tennis, treinamento funcional e corrida são esportes de demanda intensa em Fortaleza". Com base no argumento de Rômulo e, na intenção de entender os benefícios das modalidades constatados pelos praticantes, fizemos uma visita à avenida Beira Mar na última sexta, 16, em busca de pessoas que se exercitam por meio delas. Confira o que de bom cada um desses formatos esportivos podem proporcionar.

Beach tennis
O beach tennis foi o esporte escolhido por Almerinda Catunda, 56, que descobriu a paixão por ele há um ano e meio e o pratica pelo menos três dias na semana. "Caminhando pela Beira Mar, vi as pessoas praticando o esporte e me interessei. Fiz a primeira aula e me apaixonei. Já tive muitos benefícios desde então: emagreci, melhorei meu astral e minha disposição, além de ter construído um novo círculo de amizade", afirma.

Foto: Camila de Almeida
O esporte trabalha simutaneamente os membros inferiores e superiores e favorece a socialização
 

Corrida
O atleta Erich Douglas, 28, possui o hábito de correr há 11 anos. Segundo Erich, esse esporte, além de o ter tirado do sedentarismo, motivou-o a melhorar sua forma de viver. "Eu estava acima do peso. Comecei a praticar exercícios e isso e me motivou a ter uma alimentação melhor. Pretendo continuar correndo e me exercitando até o resto da minha vida", afirma. Erich corre semanalmente na Beira Mar pelo menos em três dias.

Foto: Camila de Almeida
A corrida melhora o condicionamento físico, combate os problemas cardíacos, emagrece e melhora a resistência muscular

Treino funcional
Luiz Donizety, que também tem o hábito de jogar futebol, iniciou o treino funcional há seis meses para melhorar seu desempenho nas demais atividades físicas que realiza. "O exercício físico muda tudo na sua vida. Eu creio que hoje você tem é obrigação de praticar algo. Ele [o exercício] traz mais disposição e, para mim, é uma forma de envelhecer de maneira mais saudável", defende. Luiz diz que o melhor dos treinos é ter a visão do mar e sentir a sensação de pisar na areia.
Foto: Camila de Almeida
O treino funcional melhora a postura, ameniza as dores nas costas e ajuda no equilibrio e coordenação motora

150 minutos semanais
De acordo com Rômulo Veras, também membro do Conselho Regional de Educação Física da Quinta Região seção Ceará (CREF5/CE), a partir do momento em inicia a atividade esportiva de maneira frequente, coloquialmente, o praticante dela já pode ser considerado um esportista. Rômulo, porém, destaca que, oficialmente, existe uma carga mínima de tempo para tal e algumas regras. "O esportista precisa praticar pelo menos 150 minutos semanais de exercícios, seguir as regras do esporte e sentir prazer no que faz", afirma o profissional - o tempo total corresponde, por exemplo, a uma média de 50 minutos de exercício em três dias na semana. Rômulo pontua que é ideal o acompanhamento de um profissional de educação física na execução de atividades. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS