Nesta segunda, 19, é comemorado no Brasil o Dia do Esportista. A data instituída por legislação da década de 1990, popularmente conhecida como Lei Zico, tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear os praticantes de esportes - embora a lei federal 9.615/98 tenha revogado aquela legislação, a data continua a ser celebrada no País. Correr, caminhar e pedalar são hábitos saudáveis que, se realizados regularmente, garantem qualidade de vida ao praticante. Os exercícios somados a uma alimentação equilibrada contribuem para a longevidade, conceito atualmente em bastante evidência.
Segundo Rômulo Veras, diretor da Associação das Assessorias Esportivas em Atividades Físicas do Ceará (AEAF-CE), é possível perceber uma procura constante por esportes ao ar livre em Fortaleza nos últimos anos. "Beach tennis, treinamento funcional e corrida são esportes de demanda intensa em Fortaleza". Com base no argumento de Rômulo e, na intenção de entender os benefícios das modalidades constatados pelos praticantes, fizemos uma visita à avenida Beira Mar na última sexta, 16, em busca de pessoas que se exercitam por meio delas. Confira o que de bom cada um desses formatos esportivos podem proporcionar.
Beach tennis
O beach tennis foi o esporte escolhido por Almerinda Catunda, 56, que descobriu a paixão por ele há um ano e meio e o pratica pelo menos três dias na semana. "Caminhando pela Beira Mar, vi as pessoas praticando o esporte e me interessei. Fiz a primeira aula e me apaixonei. Já tive muitos benefícios desde então: emagreci, melhorei meu astral e minha disposição, além de ter construído um novo círculo de amizade", afirma.
Corrida
O atleta Erich Douglas, 28, possui o hábito de correr há 11 anos. Segundo Erich, esse esporte, além de o ter tirado do sedentarismo, motivou-o a melhorar sua forma de viver. "Eu estava acima do peso. Comecei a praticar exercícios e isso e me motivou a ter uma alimentação melhor. Pretendo continuar correndo e me exercitando até o resto da minha vida", afirma. Erich corre semanalmente na Beira Mar pelo menos em três dias.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Copyright © 1997-2016