Alimentação 17/10/2017 - 07h00

Açúcar ou adoçante: qual o melhor para a saúde?

O uso excessivo de açúcar pode causar problemas como diabetes e câncer. O adoçante também deve ser usado de forma moderada, já que o excesso do produto também pode causar malefícios
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br

(Shutterstock/margouillat photo)
Há diversos açúcares no mercado. Por isso, é necessário conhecer as características de cada um
A maneira de adoçar as refeições é algo que entra em questionamento quando se pensa em reeducação alimentar. Muitas vezes, escolher entre o açúcar e o adoçante é um dilema, principalmente para aqueles que já estão acostumados a consumir apenas um dos tipos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir 50 gramas de açúcar por dia. O brasileiro, porém, ingere 50% a mais do que deveria, afirma a OMS. A nutricionista Maryna Castro alerta que não são só os açúcares em cristais que são prejudiciais a saúde. "O açúcar concentrado nos carboidratos, como em pão branco e massas, contêm excesso [de açúcar] e prejudicam a saúde." Além disso, ketchup, bebidas e produtos industrializados também contêm grande quantidade da substância.

A melhor forma de evitar os malefícios é controlar o consumo, apontam especialistas. Consumir doces pode até ser bom no primeiro momento, porém, o excesso pode causar problemas como diabetes do tipo 2, problemas hepáticos e câncer. "Eu costumo falar para os meus pacientes que o açúcar é o grande mal da humanidade”, pontua a nutricionista esportiva Maryna Castro. A profissional alerta que todas as doenças, até alzheimer, estão relacionadas ao consumo excessivo do açúcar. 

Especialistas enfatizam que, assim como o açúcar, o adoçante também deve ser consumido com moderação, obedecendo aos limites de consumo diário. É importante sempre procurar um médico para informar qual a quantidade exata de que o corpo necessita. 

Açúcar
Nas prateleiras dos supermercados é notório perceber a variedade de açúcares existentes. No entanto, para não errar a dose e saber o que está sendo consumido em casa, é necessário conhecer as características de cada um deles. Conheça melhor três diversificações.

1. Açúcar refinado
O açúcar refinado é o mais consumido do Brasil. Porém, não é a melhor escolha. Ele perde mais de 90% de seus nutrientes no processo de refinamento e contém substâncias químicas para que fique branco e fino. O consumo excessivo do produto pode causar acnes, inflamação e lipogênese (acúmulo de gordura corporal).

2. Açúcar mascavo
É mais nutritivo que os outros, pois não passa pelo processo de branqueamento, cristalização e refino. É possível encontrar nele alta quantidade de ferro e cálcio.

3. Açúcar light
Tem alto poder adoçante por ser uma combinação do açúcar refinado comum com adoçante artificial. Por ter menor quantidade de açúcar, pode ser uma boa opção para quem não consegue se adaptar ao adoçante.

Adoçante
O adoçante é composto por edulcorantes, substâncias que apresentam um poder superior ao da sacarose (açúcar refinado). Por esse motivo, o uso de adoçante deve ser em menor quantidade. Existem dois tipos de edulcorantes: os naturais (frutose, sorbitol, manitol e steviosídes) e os artificiais (aspartame, ciclamato, sacarina, acessulfame-K, srucralose). Segundo especialistas, o adoçante artificial é uma boa alternativa para quem quer perder peso ou para diabéticos.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS