O “body piercing” não é apenas uma moda contemporânea, mas uma prática antiga que remete a formas de distinção social, rituais de passagem em uma tribo ou ainda a ritos com conotação espiritual. Atualmente, os piercings também são considerados um recurso estético e aparecem inclusive em desfiles de moda, como na coleção Outono/Inverno 2016 da Givenchy. Junto a roupas, maquiagens e tatuagens, os acessórios possibilitam diversas formas de expressão do estilo pessoal.
Os piercings são quaisquer tipos de aplicação no corpo, desde os brincos mais simples no lóbulo da orelha até argolas no septo nasal. Kiko Inline Tattoo, tatuador e sócio do estúdio Madame Tattoo, destaca a procura por pedras de cores diferentes - como rosa, branco e furtacor - e explica que hoje há uma grande procura por piercings com formatos e joias diferenciadas - como em forma de coração ou com pontas aparentes. “[Agora estão] aproveitando bastante o espaço da orelha”, complementa o tatuador.
Confira abaixo alguns modelos de piercings sugeridos por Kiko Inline Tattoo:
BARTOSZ OSTROWSKI / SHUTTERSTOCK
Piercings na cartilagem da orelha
CartilagemO piercing na cartilagem da orelha é popular e continua sendo muito escolhido por quem decide aderir ao acessório. O local permite uma grande variedade de aplicação. Nele, é possível colocar modelos com formatos diferentes ou, ainda, fazer vários furos e combinar muitos tipos de joias.
ARTEM FURMAN / SHUTTERSTOCK
Piercing no tragus
TragusPara a aplicação desse piercing, é feito um furo na parte da orelha que fica localizada imediatamente à frente do canal auditivo.
LOPOLO / SHUTTERSTOCK
Aplicação de piercing microdermal
MicrodermalDiferente dos outros modelos de piercing, que têm dois pontos - um de entrada e outro de saída -, o microdermal tem apenas o ponto de entrada. Sua base, chamada âncora, é colocada na pele e não fica visível. A pedra, única parte que fica aparente, é encaixada - como um pequeno parafuso - e pode ser retirada posteriormente. Esse tipo de piercing pode ser colocado em vários locais do corpo, mas o tatuador Kiko Inline Tattoo destaca a lateral do rosto, próximo ao olho, como um dos mais procurados no mercado.
IVAN KOCHERGIN / SHUTTERSTOCK
Piercing no septo nasal
SeptoUm modelo que vem ganhando cada vez mais adeptos é o piercing na base do septo, entre as cavidades nasais. Também é conhecido como “piercing do touro”, por lembrar a argola utilizada pelo animal. As ferraduras e as argolas são dois tipos de joias utilizados por quem adere a ele.
OLLYY / SHUTTERSTOCK
Piercing nostril, na narina
NostrilTambém em relação aos piercings para o nariz, um local comum e muito procurado é a narina. Nela, podem ser utilizados diferentes modelos de joias, como argolas e pinos.