A cada fashion week que acontece pelo mundo, novas tendências de moda são apresentadas ao público. Mas você sabe como se chega a essas tendências? Para antecipar as modelagens, os tecidos, as cores e as estampas que serão buscados pelos consumidores no futuro, agências e bureaus de estilo fazem pesquisa de comportamento por todo o mundo. Na última terça-feira, 26, a Lycra se juntou à marca de bojos Delfa e à agência francesa de criatividade e inovação Nelly Rodi para apresentar tendências para o verão 2018/2019 na nova edição do seu Trend Session.
“Comportamento é tão amplo [que vai] de uma academia com um espelho e uma iluminação especial para selfie até um filme que ganhou um festival de cinema super alternativo. Olhamos para um pouco de tudo que a sociedade tem dado atenção e, então, esses temas são metodologicamente avaliados”, explica Evilásio Miranda, diretor para a América Latina da Nelly Rodi, que possui mais de 1000 pesquisadores em diferentes países.
Os “achados” ao redor do mundo que têm relação um com o outro são categorizados em “nuvens” temáticas. “Quanto maiores as nuvens são, mais atuais são os temas; quanto menores, mais aguardamos para ver como eles vão se desenvolver no futuro”, acrescenta Miranda. Em seguida, a equipe de criação traduz esses comportamentos em informações de moda que serão utilizadas por marcas e estilistas. “Tudo isso é trabalhado de forma estética e se transforma cores, shapes, ideias de visual merchandising, de proposta de valor de marcas nova e em planejamento de coleção para marcas”, finaliza.
Para o verão 2018/2019, Evilásio Miranda aponta que a inspiração será o tema “Fascinação”, cujos pilares serão os eixos Magnetic, Sassy, Life e Native, que trazem histórias de diferentes tipos de consumidores. Confira o que cada uma dessas histórias diz sobre o que será desejado.
Veja na galeria exemplos de peças para cada tendência.
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