Verão 2018/2019 27/09/2017 - 14h38

Conheça quatro tendências para a estação mais quente do ano

De acordo com pesquisa de comportamento da agência francesa de criatividade e inovação Nelly Rodi, o tema do verão 2018/2019 será "Fascinação", que terá como pilares os eixos Magnetic, Sassy, Life e Native
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Nelly Rodi / Divulgação
Exemplo de estampa floral para a tendência Sassy

A cada fashion week que acontece pelo mundo, novas tendências de moda são apresentadas ao público. Mas você sabe como se chega a essas tendências? Para antecipar as modelagens, os tecidos, as cores e as estampas que serão buscados pelos consumidores no futuro, agências e bureaus de estilo fazem pesquisa de comportamento por todo o mundo. Na última terça-feira, 26, a Lycra se juntou à marca de bojos Delfa e à agência francesa de criatividade e inovação Nelly Rodi para apresentar tendências para o verão 2018/2019 na nova edição do seu Trend Session.

“Comportamento é tão amplo [que vai] de uma academia com um espelho e uma iluminação especial para selfie até um filme que ganhou um festival de cinema super alternativo. Olhamos para um pouco de tudo que a sociedade tem dado atenção e, então, esses temas são metodologicamente avaliados”, explica Evilásio Miranda, diretor para a América Latina da Nelly Rodi, que possui mais de 1000 pesquisadores em diferentes países.

Os “achados” ao redor do mundo que têm relação um com o outro são categorizados em “nuvens” temáticas. “Quanto maiores as nuvens são, mais atuais são os temas; quanto menores, mais aguardamos para ver como eles vão se desenvolver no futuro”, acrescenta Miranda. Em seguida, a equipe de criação traduz esses comportamentos em informações de moda que serão utilizadas por marcas e estilistas. “Tudo isso é trabalhado de forma estética e se transforma cores, shapes, ideias de visual merchandising, de proposta de valor de marcas nova e em planejamento de coleção para marcas”, finaliza.

Para o verão 2018/2019, Evilásio Miranda aponta que a inspiração será o tema “Fascinação”, cujos pilares serão os eixos Magnetic, Sassy, Life e Native, que trazem histórias de diferentes tipos de consumidores. Confira o que cada uma dessas histórias diz sobre o que será desejado.

Nelly Rodi / Divulgação
Estampa da tendência Magnetic

1. Magnetic
Essa tendência conta uma história de busca “por luz e leveza em um mundo tão pesado”, segundo Miranda. “Estamos falando de um consumidor altamente tecnológico, que tem uma busca por sentido, mas é altamente tecnológico, ele mescla as duas coisas.” Com estética leve e minimalista, o eixo traz peças de materiais leves, volumosos, brilhantes e metalizados.
Nelly Rodi / Divulgação
Exemplo de estampa para a tendência Sassy

2. Sassy
A história do sassy traz um consumidor ‘fashionista”, que conhece os códigos de moda e recorre a misturas inusitadas para quebrá-los. “Ele mescla códigos e estéticas tradicionais da moda com um ‘tempero’ surrealista”, afirma o expert. A tendência aponta, assim, para o uso de peças clássicas, como a alfaiataria, com elementos que subvertem esse tradicionalismo, com toques de humor. “Ele vai usar uma camisa super clássica com um broche de lagosta, por exemplo.”
Nelly Rodi / Divulgação
Uso de elementos da natureza em estampa para a tendência Life

3. Life
O eixo traz um consumidor eco-consciente, preocupado com o seu impacto no meio ambiente e na sociedade, que busca produtos mais duráveis e versáteis, que podem ser utilizados de diferentes maneiras e por muito tempo. Além disso, há a preocupação com o retorno do produto ao ambiente após o uso. “Estamos falando de um consumidor que busca tanto fibras naturais quanto sintéticas, mas recicladas ou recicláveis, e com tonalidades muito neutras”, afirma Miranda.
Nelly Rodi / Divulgação
Estampa desenvolvida de acordo com a tendência Native

4. Native
A última tendência narra a história de um consumidor que busca “um sentido mais profundo para as coisas” por meio da religião, de viagens ou de experiências diversas. A tendência mostra, então, um retorno à espiritualidade. Outra referência para esse grupo são as obras de “arte modesta”, remetendo ao feito à mão.

Veja na galeria exemplos de peças para cada tendência.

  • Exemplo de estampa floral para a tendência Sassy
  • Estampa da tendência Magnetic
  • Tom metalizado em exemplo de peça a partir de Magnetic
  • Exemplo de estampa para a tendência Sassy
  • Mix de estampas e cores em exemplo de peças para a tendência Sassy
  • Uso de elementos da natureza em estampa para a tendência Life
  • Tons terrosos em exemplo de lingerie para tendência Life
  • Estampa desenvolvida de acordo com a tendência Native
  • Exemplo de peças com modelagem ampla, segundo a tendência Native
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>