DIA DO CACAU 26/03/2018 - 07h00

De coadjuvante a estrela de um doce: saiba mais sobre o cacau

Celebrado hoje no Brasil, o fruto conta com diversos benefícios e vai muito além de apenas base para chocolates
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
AnnaPustynnikova/gettyimages
Muito além do chocolate, o cacau possui vários usos e benefícios

Matéria-prima para um dos alimentos mais amados do mundo, o cacau é um fruto com diferentes benefícios e aplicações. Se antes os consumidores tinham acesso ao fruto apenas durante o consumo de chocolate, hoje os interesses mudaram e variações na intensidade dele são fundamentais na hora de escolher o doce certo para levar para casa. 

Neste 26 de março, o Dia do Cacau celebra o quão importante é o fruto para quem procura uma vida mais saudável e para amantes de chocolate. Há dez anos no segmento da confeitaria, a chef da Sucré Patisserie, Lia Quinderé, explica que foi recentemente que percebeu um maior interesse do público por uma quantidade ampla de cacau no chocolate. "Eu acho que a questão da saúde tem sido levada muito mais em conta hoje em dia. As pessoas estão tendo ações mais saudáveis. Ele é um alimento muito rico e tem todos os benefícios da melatonina, sendo um estimulante que acelera o metabolismo", conta.

A especialista ainda reforça que um bom cacau é como café: dependendo de onde seja cultivado, ele irá adquirir as características daquela região. Como exemplo, Lia utiliza a produção cearense da fruta, que se iniciou há poucos anos. "O Ceará não tem histórico de produzi-lo e o que está cultivando é de origem fina e de qualidade, com notas de rapadura e mel", explica. A chef diz que produziu um chocolate com 45% de cacau local e as notas particulares ficaram acentuadas no sabor. 

Várias faces do mesmo fruto
Nas embalagens de chocolate, é possível ver a porcentagem de cacau presente em cada exemplar. Quanto mais do fruto, menos leite e outras gorduras irão compor o alimento. Portanto, o resultado final é mais saudável, ainda que o sabor seja gradativamente mais forte e amargo ao que o público em geral está habituado. 

Adepta das versões de chocolate com mais cacau, a chef patissier Anna Paula Rezende conta que prefere produtos com pelo menos 70% de cacau. Anna também destaca que Fortaleza é a segunda cidade do Nordeste no ranking de maior consumo de chocolates. "Tudo que passa a ficar mais escasso fica mais valioso. Têm estudos mostrando que daqui a uns anos o cacau vai acabar. Então, as pessoas começaram a ter um pouco mais de acesso à importância dos alimentos corretos na alimentação. Utilizado de maneira correta, ele traz muita coisa boa", diz.

Sobre o fruto, Anna afirma que dele tudo pode ser aproveitado, até mesmo a polpa para a produção de sucos. Para quem não sabe, uma curiosidade: o chocolate branco não é produzido com as mesmas partes do chocolate preto, sendo feito com a gordura do cacau. Anna explica que, pela falta do cacau em sua composição, o branco não pode ser considerado chocolate. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS