artesanato 31/08/2018 - 07h00

Feiras internacionais que movimentam Fortaleza

Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses e Feincartes estão entre os promotores. Última feira do tipo foi realizada em julho e a próxima tem início nesta sexta, 31
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19158, 'email': 'pauloemanuel@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Emanuel Lopes'}
Paulo Emanuel Lopes pauloemanuel@opovo.com.br

Tatiana Fortes
As feiras são uma oportunidade de conhecer a cultura de outros lugares através do seu artesanato
 Em 2016, a notícia de uma feira de artesanato internacional em Fortaleza chamou a atenção do professor de português Dennis Lucas Galdino. O interesse de visitá-la surgiu a partir da variedade de culturas que podia ser conferida no evento, relembra o docente. "Como é uma feira internacional, fiquei pensando que teriam peças de todos os lugares do mundo. Uma possibilidade de estar vendo como é o artesanato desses lugares. Gostei muito de umas peças de porcelana, não sei de onde eram. Uns artesanatos do Peru… Tinha muita coisa bonita lá." Atraído pelas estampas, Galdino adquiriu na ocasião três camisas e uma bolsa em uma barraquinha indiana.

Em sua décima edição, a Mundial Art - Feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração será realizada de agosto a 16 de setembro deste ano no Centro de Negócios do Sebrae. O projeto, uma iniciativa da Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses, teve início com a instituição levando produtos cearenses para feiras ao redor do Brasil e do mundo. Depois, surgiu a ideia de fazer a ponte contrária, trazendo produtos para serem vendidos no Estado.

Lemácia Muniz, coordenadora do evento, explica que o sucesso da feira deve-se em boa parte à cultura do povo cearense. "Aqui no Ceará, nós gostamos de feiras, é uma tradição. Muito tempo atrás, começaram as feirinhas de praça e elas lotavam. Então, podemos dizer que o Estado é um mercado forte." Como expectativa para esta edição, Lemácia espera que os visitantes possam aproveitar todas as atrações disponíveis no local. "Haverá oficinas de artesanato, cafés, espaço infantil para que as crianças possam fazer trabalhos manuais como pintura em cerâmica. Conhecer um pouco dessas outras culturas, levar para casa uma recordação desse momento."

Tatiana Fortes
Cearenses teriam um apreço especial por feiras de artesanato, apontam especialistas consultados pelas Revistas O POVO

Outra iniciativa do tipo é a Feincartes - Feira Internacional de Artesanato e Decoração. Em Fortaleza, o evento já aconteceu em 11 ocasiões - a última ocorreu em julho último. Maria Mathias, produtora da Feincartes, explica que sua empresa foi pioneira no Brasil ao realizar esse tipo de evento no âmbito privado. "Viemos pelo potencial da cidade [Fortaleza] e por ser um importante polo de turismo." As feiras realizam-se em dois formatos: um maior, no Centros de Eventos do Ceará, que reúne entre 150 e 200 expositores, e uma versão menor realizada em shopping centers. A próxima mostra da versão cearense deverá ocorrer entre os dias 10 de janeiro e 10 de fevereiro de 2019.

O Centro de Eventos do Ceará (CEC) já recebeu outros eventos do tipo. Em relação à última feira internacional de artesanato, realizada no local em 2016, o organismo calcula que tenha recebido em torno de dez mil pessoas. Lívia Holanda, gerente geral do CEC, comenta que a iniciativa cearense foi bem recebida no meio empresarial nacional voltado ao segmento, confirmando a hipótese de que o segmento de feiras é forte no Estado. "A gente esteve em contato com organizadores de feiras do mesmo segmento em São Paulo e em outros locais. Sempre acham que nosso mercado é muito produtivo e busca formas de trazer eventos para o Ceará."

SERVIÇO
Mundial Art – Feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração
Onde: Centro de Negócios do Sebrae - av. Monsenhor Tabosa, 777 - Praia de Iracema
Quando: de 31 de agosto a 16 de setembro de 2018 (de segunda a sábado, das 15 às 22 horas/domingos, das 15 às 21 horas)
Quanto: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada para estudantes e idosos)
*Crianças de até dez anos não pagam

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS