PIPOCA EM CASA 24/08/2018 - 16h00

Criminalidade: uma realidade que vai além dos fatos

Película documental Netflix, I Am a Killer compila casos de presidiários no corredor da morte e, nas entrelinhas, mostra a vulnerabilidade a que eles foram submetidos na infância e na adolescência
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18994, 'email': 'kellyhekally@opovo.com.br', 'nome': 'Kelly Hekally'}
Kelly Hekally kellyhekally@opovo.com.br
Divulgação
Dez episódios baseados em fatos reais compõem a primeira e, até então, única temporada do documentário

Episódios que se baseiam em vidas reais, com passados nada agradáveis, porém capazes de levar alguém a refletir acerca das diferenças que carregamos desde que nascemos. Esta é uma definição fidedigna de "I Am a Killer", série até então de uma temporada e disponível no streaming Netflix.

Com dez episódios de aproximadamente 50 minutos, cada, e dirigida por Jeremy Turner, Ross Young, Zoe Hines, James Tovell e Ned Parker, a atração compila personagens no corredor da morte – termo utilizado para fazer referência ao local em que condenados por assassinato aguardam o dia da consumação de suas penas de morte. 

Com narrativas contadas por cada presidiário e complementadas pelas partes envolvidas, inclusive familiares das vítimas, "I Am a Killer", em português "Eu Sou um Assassino", reúne fatos que, apesar de diferentes, compilam uma vertente em comum: em geral, os acusados tiveram infâncias e adolescências bastante conturbadas. Pais usuários de drogas e/ou alcoólatras, mães prostitutas, avós que optaram pela guarda dos netos, mas sem condições físicas, econômicas e psicológicas de cuidar deles.

O ápice da trama, contudo, está para além dos casos que lhe dão o formato documental. Ele se revela graças ao papel social da película na medida em que pauta a criminalidade como questão que vai além de um problema de segurança pública. Distante do argumento senso comum que em muitos países, a exemplo do Brasil, é o cerne da questão, "I Am a Killer" cumpre sua missão pela capacidade de, direta ou indiretamente, sensibilizar os espectadores a fim de fazê-los captar a ideia de que a criminalidade tem solução e que, com ações que visam à melhoria de vida, sobretudo dos mais vulneráveis, ela pode tornar-se exceção.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS