pipoca em casa 06/07/2018 - 07h00

"As Mães de Chico Xavier": perda de filho inspira vida melhor

Baseado em histórias reais, drama aborda assuntos controversos como vida após a morte, perda de filhos, aborto e importância do perdão
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19158, 'email': 'pauloemanuel@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Emanuel Lopes'}
Paulo Emanuel Lopes pauloemanuel@opovo.com.br

Academia Brasileira de Cinema
O drama "As Mães de Chico Xavier" traz histórias de mulheres que perderam filhos e um namorado de forma trágica. Doutrina espírita é o pano de fundo teológico da trama

- Não pergunte a mim, pergunte às mães. Eu sou apenas um intermediário.

Com cenas rodadas no Ceará, o longa brasileiro “As Mães de Chico Xavier” (2011) traz em seus primeiros minutos uma reunião entre o repórter telejornalístico Karl (Caio Blat) e seu editor, Mário (Herson Capri). Em pauta, o desafio de produzir uma matéria com o maior nome do espiritismo kardecista no Brasil, Chico Xavier.

Cético, o jornalista viaja a Uberaba em busca de uma matéria que impulsione a audiência de seu programa, no entanto, a realidade encontrada no interior mineiro abala suas certezas. Ao tentar entrevistá-lo, o médium se recusa, respondendo com a frase que abre o texto.

Chico Xavier (interpretado pelo ator Nelson Xavier, falecido em 2017) escreveu milhares de cartas de remetentes oriundos do mundo dos mortos – sem receber nada em troca. As correspondências psicografadas pelo espírita ajudaram famílias a superar a dor da perda e a se reconstruírem. “A morte gera dor em quem parte, mas também em quem fica. Eu não posso descansar se há tantas pessoas precisando de mim”, afirma o médium, no filme, sobre o significado de sua missão.

Em outro momento emocionante, Chico Xavier pergunta a uma mãe se esta agradeceu à babá que se envolveu em um acidente com seu filho. A criança morre algum tempo depois, supostamente por sequelas do incidente. Elisa (Vanessa Gerbelli) diz ao médium que perdoou a babá de todo coração, mas não vê sentido em sentir-se agradecida. “Seu filho estava marcado para morrer naquele momento. Se não fosse sua babá seria de alguma outra forma, poderia ter caído de seus braços. Você conseguiria conviver com essa dor?”

Baseado na doutrina espírita kardecista, o filme defende, entre outros aspectos, que os vivos devem parar de sofrer pelos mortos – enquanto esse ciclo de dor não for rompido, o que partiu não poderá encontrar a paz. Em relação ao aborto, a narrativa faz um apelo especial para que as mulheres não tomem tão drástica decisão. Com atuação marcante de Herson Capri, e direção da dupla Glauber Filho e Halder Gomes, “As Mães de Chico Xavier” pode ser uma ótima opção para quem procura entretenimento com algum tipo de reflexão, no caso, a possibilidade de vida após a morte.

O filme está disponível nas plataformas de streaming Netflix e Youtube. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS