PIPOCA EM CASA 11/05/2018 - 17h40

Uma crítica ao sensacionalismo no filme norte-americano O Abutre

Disponível nas plataformas de streaming Netflix e YouTube Filmes, o longa mostra a história de um cinegrafista independente em busca de histórias lúgubres
notícia 0 comentários
Reprodução/Site Entrando Numa Fria
Jake Gyllenhaal vive o cinegrafista independente Louis Bloom

Até onde é possível ir — respeitando os limites éticos, morais e humanos — para noticiar um fato? Essa é uma discussão que permeia o fazer jornalístico. No suspense norte-americano "O Abutre", dirigido por Dan Gilroy, também roteirista do longa, Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem ambicioso que encontra dificuldades em conseguir um emprego e pratica pequenos crimes para sobreviver. 

Em determinado momento, percebe a oportunidade de entrar no mundo do jornalismo criminal como cinegrafista freelancer. A partir daí, Bloom passa suas noites — de posse de uma câmera amadora e acesso à frequência da polícia — em busca de tragédias como crimes e acidentes para captar e vender imagens de interesse das redes locais de televisão. Entre seus clientes, está um telejornal comandado pela editora Nina (Rene Russo).

Na busca pelo conteúdo exclusivo, Louis, frequentemente, é um dos primeiros a chegar nas ocorrências de crime ou do acidente, algumas vezes até mesmo com o fato em andamento. Não raramente, o cinegrafista comete delitos como a alteração da cena dos fatos, no intuito de obter imagens ainda mais impactantes, e ocultação de informações importantes. É dessa forma que Bloom ascende na carreira, expande seu "negócio" e conquista bens materiais.

Lançado em 2014, o filme traz à tona reflexão sobre o "vale-tudo" pela audiência, praticado pela mídia sensacionalista também na vida real, que fere tanto valores sociais como a própria privacidade das vítimas e alimenta a procura — e a consequente reprodução — por conteúdo dessa espécie. Veja o trailer abaixo.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-08-14_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima