Aos 11 anos, Riley Andersen vê sua vida mudar repentinamente ao trocar sua cidade natal por São Francisco, onde o pai conseguiu um novo emprego. O enredo de "Divertida Mente" ("Inside Out"), da Disney/Pixar, passa-se dentro da cabeça da menina, onde as emoções Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva revezam-se em uma "central de controle" ao guiarem as reações da menina frente aos acontecimentos do dia a dia. Com a mudança, elas ficam confusas enquanto tentam adaptar-se à nova realidade. A animação, que ganhou o Oscar em categoria homônimo em 2016, está disponível on-line na Google Play, no iTunes e no YouTube Filmes.
De maneira lúdica, o longa-metragem dirigido por Pete Docter mostra como as emoções estão envolvidas no processamento de informações e no armazenamento de memórias. No filme, cada nova lembrança chega à sala de controle como uma esfera colorida, em que a cor corresponde ao sentimento associado a ela. Algumas esferas, mais brilhantes que as outras, são chamadas de "memórias base" e formam as "ilhas" de personalidade. Em Riley, elas são as da bobeira, da família, da amizade, do hóquei e da honestidade.
Em determinado momento da narrativa, a Alegria e a Tristeza somem da sala de controle com as memórias base de Riley e chegam a uma zona do cérebro onde as esferas são estocadas em prateleiras. Enquanto as demais emoções não conseguem fazer a menina agir normalmente, elas tentam encontrar o caminho de volta. Em meio a essa busca, passam por diferentes áreas do cérebro da garotinha, encontram um antigo amigo imaginário da menina e chegam ao local para onde vão as memórias esquecidas, por exemplo.
"Divertida Mente" não é um filme voltado apenas para crianças. Em uma das passagens que fazem o público refletir está o momento em que a Alegria — que a todo custo tentava sobressair-se e fazer a Tristeza não se manifestar — percebe que, em determinados acontecimentos da vida, esse sentimento também é necessário.
Na versão original, as emoções contam com as vozes de Amy Poehler (Alegria), Mindy Kaling (Nojinho), Phyllis Smith (Tristeza), Lewis Black (Raiva), Bill Hader (Medo). A dublagem para o português de cada um desses personagens ficou a cargo, respectivamente, de Miá Mello, Dani Calabresa, Katiuscia Canoro, Léo Jaime e Otaviano Costa.
Confira, abaixo, o trailer da animação.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Copyright © 1997-2016