PIPOCA EM CASA 27/04/2018 - 15h50

Divertida Mente: uma maneira lúdica de refletir sobre emoções

Animação da Disney/Pixar mostra como os sentimentos da pequena Riley reagem quando a menina tem que lidar com uma mudança da cidade natal
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Reprodução/Blah Cultural
Algumas esferas são chamadas de "memórias base" e formam as "ilhas" de personalidade

Aos 11 anos, Riley Andersen vê sua vida mudar repentinamente ao trocar sua cidade natal por São Francisco, onde o pai conseguiu um novo emprego. O enredo de "Divertida Mente" ("Inside Out"), da Disney/Pixar, passa-se dentro da cabeça da menina, onde as emoções Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva revezam-se em uma "central de controle" ao guiarem as reações da menina frente aos acontecimentos do dia a dia. Com a mudança, elas ficam confusas enquanto tentam adaptar-se à nova realidade. A animação, que ganhou o Oscar em categoria homônimo em 2016, está disponível on-line na Google Play, no iTunes e no YouTube Filmes.

De maneira lúdica, o longa-metragem dirigido por Pete Docter mostra como as emoções estão envolvidas no processamento de informações e no armazenamento de memórias. No filme, cada nova lembrança chega à sala de controle como uma esfera colorida, em que a cor corresponde ao sentimento associado a ela. Algumas esferas, mais brilhantes que as outras, são chamadas de "memórias base" e formam as "ilhas" de personalidade. Em Riley, elas são as da bobeira, da família, da amizade, do hóquei e da honestidade.

Em determinado momento da narrativa, a Alegria e a Tristeza somem da sala de controle com as memórias base de Riley e chegam a uma zona do cérebro onde as esferas são estocadas em prateleiras. Enquanto as demais emoções não conseguem fazer a menina agir normalmente, elas tentam encontrar o caminho de volta. Em meio a essa busca, passam por diferentes áreas do cérebro da garotinha, encontram um antigo amigo imaginário da menina e chegam ao local para onde vão as memórias esquecidas, por exemplo.

"Divertida Mente" não é um filme voltado apenas para crianças. Em uma das passagens que fazem o público refletir está o momento em que a Alegria — que a todo custo tentava sobressair-se e fazer a Tristeza não se manifestar — percebe que, em determinados acontecimentos da vida, esse sentimento também é necessário.

Na versão original, as emoções contam com as vozes de Amy Poehler (Alegria), Mindy Kaling (Nojinho), Phyllis Smith (Tristeza), Lewis Black (Raiva), Bill Hader (Medo). A dublagem para o português de cada um desses personagens ficou a cargo, respectivamente, de Miá Mello, Dani Calabresa, Katiuscia Canoro, Léo Jaime e Otaviano Costa.

Confira, abaixo, o trailer da animação.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS