PIPOCA EM CASA 09/03/2018 - 18h00

A globalização pelo olhar de Milton Santos

O baiano, um dos maiores geógrafos brasileiros, protagoniza o documentário "Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá". Milton faleceu meses após a entrevista à película
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Buchicho', 'id_autor': 19017, 'email': 'kellyhekally@opovo.com.br', 'nome': 'Kelly Hekally'}
Kelly Hekally kellyhekally@opovo.com.br
Divulgação

Estilo diverso dos que costumeiramente indicamos aqui em nosso canal, o gênero documentário pode ter uma maneira peculiar de nos levar à reflexão acerca de fatos isolados ou mesmo do mundo em que vivemos. E essa é uma característica da nossa sugestão Pipoca em Casa desta sexta-feira, 9. "Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá" vale-se do protagonismo de Milton Santos (in memorian), um dos maiores geógrafos brasileiros, para levantar um debate que parece se pluralizar cada vez mais: a globalização.

Lançada em 2006, a película de 89 minutos, disponível gratuitamente no canal YouTube e dirigida por Sílvio Tendler (cineasta carioca que completa 68 anos na próxima segunda-feira, 12), tem como propósito chamar atenção para as consequências da globalização, que via de regra dissipa uma perspectiva econômica desenvolvimentista em detrimento, por exemplo, do meio ambiente e das classes menos favorecidas da sociedade.

Com imagens de momentos preciosos para a historicidade nacional, o documentário traça uma timeline de defesa de causas sociais no século XX em outros países latino-americanos e na França. A ideia de Tendler foi apresentar momentos de lutas populares nessas nações e uma crítica à "grande mídia". Uma das temáticas tratadas de maneira mais ávida na trama são as privatizações de recursos naturais e a formação de grandes corporações, características, de acordo com o pensamento de Milton Santos, de uma sociedade baseada no modelo "capitalista selvagem".

"O mundo se divide em dois grupos: o grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem com receio do grupo dos que não comem", frase do português José de Castro – um dos nomes da primeira república brasileira -, norteia bem o pensamento do geógrafo, que foi também advogado e jornalista, além de vencedor do prêmio Vautrin Lud de 1994, considerado o de maior prestígio na área da geografia. Portanto, "Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá" é uma dica para quem quer dedicar alguns de seus minutos para se aprofundar no tema globalização, tão polêmico e discutido no Brasil e em outros países do mundo.

Confira trecho do documentário.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-06-19_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima